Após dois anos de restrições devido à pandemia, missas deste sábado congregaram novamente dezenas de devotos na Basílica do Carmo, que celebra 100 anos em 2022
A festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, chegou a 326 edições no ano em que se comemora o centenário da Basílica do Carmo. Neste sábado (16.07), dia dedicado à santa, houve o encerramento de 11 dias de celebração religiosa, com missas realizadas ao longo de todo o dia dentro da basílica e no claustro da igreja. Pela manhã, o governador Paulo Câmara participou do ato litúrgico conduzido pelo frei Rosenildo Alexandre, reitor da basílica.
“Hoje é um dia muito especial para pedirmos a Deus e a Nossa Senhora do Carmo por tempos melhores para todos nós. E que a gente continue a ter capacidade de trabalho, buscando sempre melhorar a vida do povo pernambucano”, disse o governador após a missa.
A celebração religiosa reuniu dezenas de fiéis, que aguardavam a procissão à tarde, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo sai da igreja da Ordem Terceira do Carmo, ao lado da basílica, e passa pelas ruas do Centro do Recife. A imagem é a mesma que, em 1951, percorreu templos católicos em todo o Brasil nas comemorações dos 700 anos do escapulário.
Em 2022, o tema da festividade é “Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!” e o lema, “Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus”. A temática faz referência ao 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife em novembro.
Paulo Câmara esteve na missa deste sábado acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, e do prefeito do Recife, João Campos, além de autoridades do município e da Igreja Católica.
Fotos: Heudes Regis/SEI..