Diogo Moraes articula com Secretaria de Saúde permissão para abertura de clínicas de enfermagem

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Diogo Moraes articula com Secretaria de Saúde permissão para abertura de clínicas de enfermagem

O deputado é autor do Projeto de Decreto Legislativo 193/2021, que tem o objetivo de sustar um artigo do Código Sanitário de Pernambuco que veda aos enfermeiros instalar consultório para atendimento de clientes

Autor do Decreto Legislativo 193/2021, que tem o objetivo de sustar um artigo do Código Sanitário de Pernambuco que veda aos enfermeiros instalar consultório para atendimento de clientes no Estado, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) se reuniu, na manhã desta terça-feira (17), com o secretário estadual de Saúde, André Longo, na sede da pasta. Dando continuidade às articulações para aprovação da proposta, o parlamentar evidenciou a importância da iniciativa para a melhoria da saúde dos pernambucanos e também os ganhos que os profissionais de enfermagem terão a partir da aprovação do decreto. 

Durante o encontro, Diogo e profissionais da enfermagem receberam a resposta de que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Secretaria Executiva em Gestão de Trabalho e Educação, da SES, autorizam a abertura das clínicas de profissionais de enfermagem para realização de procedimentos de competência própria aos enfermeiros.

O parlamentar explicou que o encontro desta terça-feira foi mais um passo na construção da melhor alternativa para aprovação do decreto. “Desde o início da nossa proposição, estamos em constante articulação com entidades representativas, com o poder Executivo e o Legislativo no intuito de construir uma alternativa legal e que proporcione à população novas alternativas para atendimentos. Nossa proposta tem o objetivo de ampliar os pequenos e médios serviços de saúde, que podem desafogar as redes municipais, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda no Estado”, afirmou Diogo. 

O secretário de Saúde, André Longo, pontuou que Pernambuco é o único estado em que a abertura de clínicas para procedimentos de enfermagem ainda é proibida e que o decreto vai proporcionar essa alternativa. “Estamos recebendo as representações da enfermagem e fazendo o entendimento, já que Pernambuco era único estado que não permitia e este decreto legislativo vem atender essa permissão. A Apevisa, junto com a secretaria executiva de Gestão do Trabalho e Educação, emitiu um parecer no sentido favorável e agora estamos na expectativa do decreto ser aprovado na Alepe”, declarou. 

Também estiveram presentes os secretários-executivos de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, e de Gestão do Trabalho e Educação, Fernanda Tavares, e o Diretor da Apevisa, Josemaryson Bezerra. Além deles, estavam presentes a enfermeira Priscila Ferraz, os representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Ludmila Outtes, do Conselho Regional de Enfermagem, Ana Paula Ochoa, da Associação Brasileira de Enfermagem, Ana Luiza, e o vereador de Ribeirão, Leimisson Cravo. “Em nome de toda enfermagem pernambucana agradecemos essa oportunidade de oferecer saúde a todo povo pernambucano”, declarou Priscila Ferraz. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias