Com o intuito de averiguar de perto o andamento da obra, o deputado Diogo Moraes (PSB), representante do Polo de Confecções na Assembleia Legislativa de Pernambuco, esteve nesta quinta-feira (09), em Barra de São Miguel (PB), em uma visita técnica às atividades da adutora do Alto Capibaribe. O empreendimento hídrico vai levar água potável da transposição do Rio São Francisco para Santa Cruz do Capibaribe e região.
Ao lado do prefeito de Santa Cruz, Fábio Aragão, Diogo Moraes conferiu a construção da Estação Elevada na cidade paraibana. A obra que vai antecipar a chegada de água do Rio São Francisco para as torneiras de 230 mil pessoas de oito cidades do Agreste setentrional pernambucano. O serviço tem previsão para conclusão no segundo semestre deste ano.
“O sonho da água da transposição do Rio São Francisco está cada vez mais próximo de chegar às torneiras das casas dos santa-cruzenses. Agradeço demais a sensibilidade do Governador Paulo Câmara e Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por atender o nosso pedido e investir mais de R$ 100 milhões na captação de água para nosso povo”, relatou o deputado Diogo Moraes.
Diego Granja, engenheiro da Emcosa, empresa responsável pela construção da Adutora do Alto Capibaribe, falou do andamento da obra. “A adutora está com 90% de obras concluídas, faltando apenas 2 quilômetros de tubos a serem instalados e a conclusão dos serviços na estação elevada de Barra de São Miguel. A gente está correndo para que no segundo semestre desse ano a água consiga chegar na casa da população”, frisou o engenheiro.
“Essa obra da Adutora do Alto Capibaribe é muito importante para Santa Cruz do Capibaribe. Estivemos vendo de perto o andamento dos serviços e está tudo dentro do cronograma. Acredito que essa ação será a redenção do abastecimento de água de nossa cidade”, relatou o prefeito Fábio Aragão.
Existe outro trabalho da Compesa para ampliar o fornecimento de água em Santa Cruz. Junto ao governo do Estado, Diogo Moraes conseguiu aproximadamente 4,8 mil metros de tubulações que vão levar água da estação elevada do bairro São Miguel para a adutora do Pedra Branca. Com a interligação dessas duas estações, a população dos bairros mais distantes da cidade como Santo Agostinho, Santa Filomena, Alabama, Jaçanã, Armando Aleixo entre outros, vão ter água tratada nas suas torneiras. Essa obra é um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.