BATERIAS MOURA Festejo dos 65 anos de história será marcando presença no ranking Great Place to Work PE 2022
Aprendizagem contínua, pesquisa e desenvolvimento, escuta ativa, cuidado com as pessoas. Os valores que permeiam a cultura corporativa do Grupo Moura marcam os 65 anos de história da organização. E são esses valores que se refletem na conquista da presença no ranking Great Place to Work (GPTW) Pernambuco 2022, resultado do reconhecimento dos colaboradores à empresa de Belo Jardim, principal nome latino-americano quando o assunto é a produção de acumuladores, as populares baterias, para veículos automotivos e náuticos.
“Estar no Great Place to Work é consequência de um trabalho desenvolvido ao longo dos nossos 65 anos de história. A pesquisa é uma oportunidade de escutar nossos colaboradores e nortear as ações a serem desenvolvidas corporativamente para eles. Mais do que ser reconhecida como excelente empresa para trabalhar, temos o objetivo de construir juntos e fortalecer o ciclo de confiança com o nosso time. Ser a 43ª melhor empresa para trabalhar do país é um reconhecimento e um indicador de que estamos trilhando o caminho certo com um trabalho de melhoria contínua, em equipe, com dedicação e comprometimento por nossos mourianos. Esperamos que esse mesmo trabalho também tenha destaque em nosso estado”, comenta Moacy Freitas, diretor de pessoas do Grupo Moura.
A trajetória para conquistar o GPTW começou em 2016. “Estávamos maduros para dar mais um passo em relação ao tema ‘clima na organização’. Ter o GPTW como empresa parceira nos deu ainda mais confiança e credibilidade em todo o processo. A pesquisa é aberta para 100% dos nossos colaboradores. Prezamos por ela e pelos insumos que ela nos traz”, detalha o executivo.
Essa maturidade está relacionada às diversas políticas implantadas ao longo dos 65 anos do Grupo Moura, como destaca Moacy Freitas. “Desenvolvemos diversas ações que estimulam a formação e o aprendizado constante das pessoas e oferecemos oportunidades para que isso ocorra dentro da empresa. Mantemos uma forte parceria com entidades como Senai e Sesi, que há um ano abriu uma escola técnica em Belo Jardim, e com diversas outras organizações cujo foco é o crescimento pessoal e profissional de quem faz parte da Moura. Além disso, contamos com uma estrutura de benefícios que auxiliam nossos colaboradores e vão desde plano de saúde até iniciativas de acompanhamento da saúde física e emocional e programas de auxílio para a transição da aposentadoria, entre tantos outros. Pensamos no nosso colaborador como um todo e no impacto que como empresa temos em suas vidas”.
O impacto da atuação do Grupo Moura ficou ainda mais evidente durante a pandemia, que representou adaptações para empresas de todos os segmentos. Como o cuidado com as pessoas sempre foi um dos pilares fundamentais da Moura, estava estabelecido o alicerce para as ações desenvolvidas durante a fase crítica da epidemia de covid-19. “Já realizávamos um trabalho constante de acompanhamento das lideranças com suas equipes, deixando as portas abertas para questões individuais. Com a pandemia, estruturamos comitês voltados para os cuidados em relação à covid-19 e adotamos medidas para reforçar a segurança das pessoas que trabalham em nossas instalações. As medidas foram desde os protocolos de saúde nas unidades até o cuidado mais de perto com os nossos colaboradores, com uma escuta sempre ativa”, relembra o diretor de pessoas. A área de Gestão de Pessoas do Grupo Moura também desenvolveu um programa corporativo de saúde emocional.
A responsabilidade que sempre fez parte da conduta da organização se fez perceber do lado de fora da empresa, como resultado das diversas ações colocadas em prática ao longo de 2020 para auxiliar nas comunidades em que o Grupo Moura está inserido. As doações foram expressivas: mais de 150 mil máscaras de tecido desenvolvidas pela empresa, bem como cerca de 125 mil face shields produzidos em uma das linhas da Moura, parada e adaptada para esse fim; mais de 100 mil cestas básicas entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social, e mais de 2 mil baterias para garantir o funcionamento de hospitais.
Somando 6,3 mil funcionários, dos quais 1,3 mil são mulheres, o Grupo Moura conhece de perto o valor do trabalho feminino, graças à liderança de Conceição Moura, que fundou a empresa ao lado do marido, Edson Mororó Moura. “Dona Conceição deixou um legado que serve de inspiração e encorajamento para todas as mulheres que atuam na empresa. No Grupo Moura, contamos com um ambiente que estimula o trabalho e as decisões em equipe, encorajando diversidade, respeito mútuo, simplicidade e humildade. Isso está registrado em nosso Código de Ética e qualquer atitude que fuja disso é inadmissível. As práticas de diversidade e inclusão são aplicadas em nossas diretrizes quando todas as nossas vagas incluem oportunidades para PCD, quando formamos jovens para trabalhar em nossas empresas, quando capacitamos não só nossos colaboradores, mas todos os interessados das comunidades nas quais estamos inseridos, como Belo Jardim, por exemplo. Acreditamos que só o conhecimento é capaz de transformar as histórias das pessoas e assim diminuir a lacuna social que existe em nosso país”, reitera Moacy Freitas.
A atitude de respeito diante dos colaboradores e da sociedade ajudou a construir, um passo de cada vez, a história de sucessos e vitórias do Grupo Moura. Sem as pessoas, nada disso teria sido possível. “A Moura é uma empresa que acredita na importância do relacionamento entre as pessoas. Contamos com um ambiente de trabalho acolhedor que estimula e encoraja respeito mútuo, simplicidade e humildade. Aqui ampliamos a comunicação entre as pessoas, promovendo a participação de todos. As áreas de gestão de pessoas e bem-estar são responsáveis por promover ações e medidas práticas que ajudem nosso time, e estamos sempre abertos a ouvir e a conciliar o melhor para a empresa e para o colaborador. Temos no nosso DNA a construção e a manutenção de vínculos fortes”, encerra o diretor de pessoas.