Celebração será realizada nesta terça-feira (6). Dom Agnaldo Temóteo será o 12º bispo diocesano do município do Agreste de Pernambuco.
Dom Agnaldo Temóteo da Silveira toma posse nesta terça-feira (6) na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco como 12º Bispo Diocesano do município. O rito de posse será realizado a partir das 19h30 em frente à catedral e é composto por quatro momentos. (Veja vídeo acima)
No primeiro momento, Dom Agnaldo Temóteo, será acolhido na porta da Catedral pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson e o Administrador Diocesano Padre Aldo Mariano, que irão encaminha-lo até a Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de oração.
Em seguida eles seguem para sacristia da catedral para vestir as roupas litúrgicas da celebração de posse. Haverá a entrada dos bispos presentes, os consultores diocesanos e do administrador. Dom Paulo Jackson presidirá o rito, onde será lida a Carta Apostólica do Papa Francisco nomeando Dom Agnaldo como Bispo de Garanhuns.
Após a leitura, Dom Jackson entregará o báculo (tipo de cajado pastoral) para Dom Agnaldo e vai pedir que ele se sente na cátedra, a partir desse momento, Dom Agnaldo se torna oficialmente Bispo Diocesano de Garanhuns. Ele receberá as devidas saudações e segue em procissão para a celebração da Santa Missa, que será realizada na Praça Mestre Dominguinhos, aberta ao público.
Quem é Dom Agnaldo Temóteo?
O novo bispo da diocese tem formação religiosa do seminário menor de São José, em Sobral (CE), de 1993-1995, período em que também cursou o Ensino Médio; e continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996-2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.
Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.
Ordenação Diaconal
Mosenhor Agnaldo Temóteo foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz (CE).
Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.
É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.
Ordenação Episcopal
A Diocese de Sobral celebrou no último dia 16 de julho, memória de Nossa Senhora do Carmo, a Ordenação Episcopal de Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral.
A celebração foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral (CE) e bispos coordenantes, Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife e Dom Odelir Magri, bispo da Diocese de Chapecó (SC).
Da Diocese de Sobral, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, será empossado como 12º bispo de Garanhuns.