O pré-candidato a prefeito de Belo Jardim, Dr. Maneco, recebeu o apoio do Partido dos Trabalhos e da Rede Sustentabilidade a sua pré-candidatura. O anúncio da adesão da Rede ao seu projeto foi feito pelo deputado federal, Túlio Gadelha, durante o fim de semana. Atualmente, Maneco conta com o apoio de quatro partidos de esquerda: PSB, MDB, PT e Rede, além do partido em que está filiado, o Republicanos.
O apoio maciço da esquerda a sua pré-candidatura segue a tendência de polarização entre a direita e esquerda no Brasil. Para disputa da eleição municipal em Belo Jardim, estão confirmados quatro pré-candidatos, dois de esquerda (Maneco e Vicente Galvão), um de direita (Julião Júnior) e um de centro (Gilvandro Estrela), atual prefeito filiado ao União Brasil.
PT
A oficialização de apoio do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco a pré-candidatura de Dr. Maneco à Prefeitura de Belo Jardim foi um grande balde de água gelada para o prefeito Gilvandro Estrela. Certo de que teria o apoio da sigla, após estreitar sua relação com a sigla através do secretário executivo de Meio Ambiente, Bruno Galvão e a senadora Tereza Leitão, Gilvandro teve uma significativa derrota após o senador Humberto Costa passar por cima da decisão do diretório municipal do partido e anunciar o apoio do PT a Dr. Maneco.