A Prefeita de Caruaru, no Agreste, Raquel Lyra, se pronunciou na noite da última terça-feira (23) através das redes sociais e esclareceu que o município segue monitorando a evolução da pandemia da Covid-19 para a tomada de novas medidas restritivas. O pronunciamento aconteceu após o governo de Pernambuco decretar que apenas os serviços essenciais vão funcionar nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres).
“Infelizmente, o coronavírus avançou mais uma vez e é hora de voltar com as ações mais restritivas”, disse a prefeita. Raquel Lyra disse que o município seguirá avaliando dia a dia a evolução e o resultado das ações e que o município irá tomar novas ações sempre que necessário.
“É importante que cada um faça a sua parte. Use máscara, higienize as mãos com frequência, cuide de si e dos seus”, reforçou Raquel.
Decreto do governo estadual
As medidas de restrição anunciadas na última terça-feira (23) pelo Governo de Pernambuco entra em vigor a partir da sexta-feira (26). Neste período, todas as atividades econômicas e sociais estarão proibidas, entre 20h e 5h. Além disso, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas até o dia 12 de março.
Nos próximos dois finais de semana, as atividades estarão proibidas entre 17h e 5h, quando apenas serviços essenciais poderão continuar funcionando. Também foi anunciada a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, em todo o Estado
Medidas adotadas no município
Raquel Lyra reforçou que, durante quase um ano de combate à pandemia, a gestão municipal preparou o Hospital Manoel Afonso para ser o hospital de retaguarda, foram ampliados os leitos de enfermaria e foram criados 10 leitos de UTI. Além disso, a UPA da Boa Vista é destinada, atualmente, para atendimento exclusivo de casos de coronavírus.
Outras três unidades de pronto atendimento do município também estão preparadas para receber casos mais leves da doença e o município tem realizado testes nas unidades de saúde e em pontos estratégicos da cidade.