Fotógrafo em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, fez registros do fenômeno que ocorreu na tarde deste sábado (14).
Na tarde deste sábado (14), quem estava em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pôde observar no céu o eclipse solar anular. Na cidade, o ponto máximo do fenômeno ocorreu pouco depois das 16h40. (Confira as fotos abaixo)
O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
O fotógrafo Rafael Aroeira, de Caruaru, fez alguns registros do fenômeno que mostram como ele apareceu no céu na tarde do sábado (14). Confira:
Eclipse solar anular visto em Caruaru, no Agreste de Pernambuco
Fenômeno foi visto em várias cidades
O eclipse solar anular começou na manhã deste sábado (14). O fenômeno foi visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil foi o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde.
Algumas cidades nas regiões Norte e Nordeste puderam ver com mais clareza o fenômeno. As cidades consideradas melhores para observação de mais de 90% do fenômeno foram Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa, na Paraíba.
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.