O deputado Federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho esteve, nessa terça-feira (16/05), em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana. Acompanhado da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, do reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão e do reitor da Universidade do Vale do São Francisco, Univasf, Télio Nobre Leite, o deputado já saiu do MEC com promessa de recursos. O ministro Camilo já deixou apalavrado, que estão garantidos R$10 milhões para a consolidação do campus da UFRPE em Belo Jardim e recebeu a pauta com pedido de implantação de um campus do Instituto Federal em Bezerros e o continuo apoio na construção do campus definitivo da Univasf de Salgueiro. “A educação do jovem do Agreste e do Sertão foi a pauta e saio muito satisfeito dessas reuniões. Apresentamos pleitos importantes que podem mudar a vida de milhares de jovens pernambucanos através da educação”, comentou Mendonça.
Para Belo Jardim, o deputado, ao lado do reitor Marcelo, receberam do ministro a garantia de R$10 milhões em repasse para fortalecer a Unidade Acadêmica da UFRPE em Belo Jardim, a UABJ. O reitor solicitou ainda a criação de vagas para professores. A unidade, autorizada quando Mendonça era ministro da Educação em 2018, conta com 481 alunos nos 4 cursos de engenharia química, hídrica de automação e controle e computação, mas só dispõe de 25 professores efetivos e pleiteia a ampliação do quadro docente.
Para Bezerros, foi solicitada a implantação de um IFPE, em estrutura já pronta, cedida pelo município. Além do destravamento da obra de uma creche abandonada pela gestão anterior a da prefeita Lucielle, no bairro Santo Amaro II. “Agora a gente tem a possibilidade de ter um Instituto Federal na nossa cidade e sei que não vão faltar esforços do ministro Camilo e do Deputado Mendonça para a concretização”, pontuou Lucielle.
Já o reitor da Univasf, Télio Nobre solicitou um esforço continuado para a obra de construção do prédio definitivo da Univasf de Salgueiro. Campus autorizado quando Mendonça Filho era ministro da Educação em 2017 e que funciona em local provisório. Além disso, o reitor solicitou a ampliação do repasse da Assistência Estudantil, que atende os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica de toda a rede da UNIVASF.