Em uma tarde histórica, a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Caixa Econômica Federal (CEF) e a J3 Incorporação entregaram, nesta quinta-feira (11), 300 casas do Residencial Vila Bela I, localizado às margens da BR 232.
A entrega consolida a realização do sonho de 300 belo-jardinenses que agora possuem uma casa própria em um bairro com toda a infraestrutura necessária para os residentes, com área de lazer e de convivência, quadra esportiva, saneamento, calçamento e tratamento de esgoto. “Nasce hoje uma realidade.A nossa palavra é de gratidão e de dever cumprido. Sejam felizes”, desejou o padre Geraldo de Magela, secretário de Assistência Social aos novos moradores.
Compostas por dois quartos, banheiro, sala e cozinha, as unidades habitacionais vão beneficiar mais de mil pessoas. “Chega de pagar aluguel, está aí o empreendimento, está aí a obra, o sonho que se tornou realidade. Vamos continuar trabalhando para que mais belo-jardinenses sejam contemplados com novas moradias”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.
Em cada chave entregue, o slogan “em cada casa, um novo lar” transforma em realidade a rotina das famílias que, com muita emoção, puderam entrar em suas casas hoje e dar início a uma nova fase em suas vidas. José Orley, um dos contemplados e que cuida sozinho de seus dois filhos, falou da emoção que estava sentindo.
“Eu só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e depois à gestão por ter se empenhado em atender o sonho de 300 famílias. Meus filhos terão um teto e um lugar para se orgulhar”, disse emocionado.
Os imóveis do Residencial Vila Bela I são fruto do programa do Governo Federal “Casa Verde e Amarela” (o antigo Minha Casa, Minha Vida) e não tinha previsão de entrega. O processo foi destravado após iniciativa da atual gestão e do ex ministro Mendonça Filho, com articulações feitas em Brasília, em junho.
“A descrença da população era tanta que muita gente dizia: será que isso é verdade? Será que o nosso sonho, o nosso direito a casa própria vai virar realidade? Graças a Deus, ao trabalho, ao empenho de todos e a confiança de vocês, esse sonho está se tornando uma realidade”, garantiu Mendonça Filho.
Vila Bela I – A J3 Incorporação iniciou a construção das unidades habitacionais em novembro de 2017 e a finalizou em maio de 2019. Ao todo, o empreendimento custou cerca de R$ 21 milhões e foi autorizado e garantido ainda no governo de Michel Temer, quando Bruno Araújo era Ministro das Cidades e Mendonça Filho ministro da Educação.