O município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, é conhecido por ser o maior produtor de ovos do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Por isso, é considerado a terra da Corrida da Galinha. No entanto, assim como em Panelas, há 9 anos foi criada no sítio Caiana, a Corrida de Jericos .
Este ano, o evento acontecerá nos dias 20 e 21 de maio e se inspirará no maior evento galináceo do Brasil com o tema: “Antes da Galinha, Quem Corre É Jumento!”, já que a corrida de jericos ocorre em maio e a corrida da galinha em setembro.
Serão mais de R$ 2 mil em prêmios do 1º ao 5º lugar, com competidores locais e de outras cidades. No ano passado, “Gato Preto”, o campeão do Festival Nacional de Jericos de Panelas (PE), também conquistou o primeiro lugar no Sítio Caiana.
No sábado, acontecerá o primeiro dia de shows com Ricardo França, Mangai do Caiana e Vitória Freitas, que animarão o público com muito forró, piseiro e vaquejada pela primeira vez.
No domingo, após a corrida, teremos a continuação da festa com Edson Caruara, Jota Santos e Danilo Pressão.
Embora já tenham se passado 9 anos, a Corrida de Jericos do Caiana está em sua 7ª edição. De acordo com seu idealizador, Rodrigo Mota, em razão da pandemia, a festa passou dois anos sem ser realizada. No entanto, desde o ano passado, vem crescendo e marcando o calendário cultural do Agreste.
Relembre a matéria especial na edição de 2022 realizada pela TV SBUNA: