São Joaquim do Monte recebe a 29º Romaria do Frei Damião
A cidade de São Joaquim do Monte recebeu nesta terça-feira (31) a 29º Romaria do Frei Damião em celebração aos 25 anos de sua morte. A fé e a devoção levaram inúmeras pessoas para homenagear o religioso na programação que começou às cinco horas da manhã.
O Ofício da Imaculada Conceição, oração praticada pelo próprio Frei Damião durante as missões, marcou o início do momento. Os fiéis subiram a pé o Alto do Cruzeiro, que fica há aproximadamente dois quilômetros de distância do centro de São Joaquim do Monte. No local, a estátua de 10 metros de altura do Frei Damião, construída há 10 anos, simboliza a importância do religioso para o município.
Sobre história
Frei Damião nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Em 1931, Frei Damião foi enviado ao Brasil com a missão de evangelizar e durante 66 anos peregrinou por diversas cidades do Nordeste Brasileiro. Se dedicando as Santas Missões como assistente da Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco e sempre sendo recebido em festa por aqueles que queriam ouvir suas palavras.
Frei Damião de Bozzano faleceu no Recife, após sofrer um AVC, em 31 de maio de 1997. O Convento de São Félix de Cantalice é o local que o Frei foi sepultado e, hoje, onde ocorre peregrinação dos fiéis.