Gilvandro Estrela assina acordo para limitar o aquecimento global e cumprir Acordo de Paris

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Gilvandro Estrela assina acordo para limitar o aquecimento global e cumprir Acordo de Paris

Para cumprir a meta traçada pelo Acordo de Paris, a fim de limitar o aquecimento médio global a 1,5 grau Celsius, até o final deste século, as emissões de gases de efeito estufa, particularmente dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, o Prefeito Gilvandro Estrela assinou, no dia 28 de setembro, o Termo de Filiação junto ao ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade e a Carta Compromisso da ACA Brasil Aliança pela Ação Climática.

“Realizamos, ao longo do ano, ações de arborização urbana e de educação ambiental com nossa população, mas temos consciência de que para enfrentar os impactos da emergência climática precisamos buscar metas cada vez mais ambiciosas. Nossa filiação ao ICLEI é uma prova de que temos a sustentabilidade como uma bandeira forte na nossa gestão. É nesse sentido que precisamos nos empenhar na busca pela adaptação e mitigação dos seus efeitos com novas formas de agir, pensar e planejar as atividades, sempre focadas no desenvolvimento sustentável e de baixo carbono,” explicou Gilvandro Estrela.

Belo Jardim é uma das 10 primeiras cidades de Pernambuco a se juntar à rede ICLEI. “Precisamos construir um inventário de emissão de gases do efeito estufa, criar uma nova política de enfretamento e um plano local de ação climática. O primeiro passo está sendo dado e logo teremos avanços significativos nessa área. Como sabemos, Belo Jardim é uma cidade promissora, detentora de várias riquezas naturais, que precisa se adequar ao desenvolvimento econômico e social de forma sustentável como meio de garantir um equilíbrio mais amplo entre todos”, afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente de Belo Jardim, Bruno Galvão.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. A partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm4 deste gás cresceu até os atuais 419 ppm5, intensificando significativamente o efeito estufa. Assim, as atividades humanas passaram a ter influência importante nas mudanças climáticas.

ICLEI AMÉRICA DO SUL

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 100 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

ACA BRASIL

A missão da aliança é mobilizar lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, acadêmicos, a imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e a juventude sob a bandeira da Aliança pela Ação Climática, para aumentar o tamanho do movimento subnacional; melhorar as sinergias entre as iniciativas em curso em apoio às ações climáticas locais, contribuindo para redução concreta de emissões e para um aumento da resiliência dos territórios.

ACORDO DE PARIS
Compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Para que esse acordo entrasse em vigor, era necessário que os países que representam em torno de 55% da emissão de gases de efeito estufa ratificassem-no. Em 12 de dezembro de 2015, o acordo foi assinado após várias negociações, entrando em vigor em 4 de novembro de 2016. Até 2017, 195 países assinaram e 147 ratificaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias