Gilvandro Estrela será homenageado com o Título de Cidadão Pernambucano na Alepe

Gilvandro Estrela será homenageado com o Título de Cidadão Pernambucano na Alepe

Gilvandro Estrela de Oliveira nasceu em Sousa, na Paraíba, em 6 de dezembro de 1958, filho de Francisco Estrela de Oliveira, Francisco de Oliveira (Tobias) e de Maria Antônia de Jesus, a querida Dona Chicolina, ambos in memoriam.

Há cerca de 50 anos chegou a Pernambuco, residindo inicialmente em Recife, onde viveu por três anos, concluindo o ensino médio em 1978, no Colégio do Curso Radier. Em 1979, fixou residência em Belo Jardim, cidade que se tornaria o centro de sua vida, de sua família e de sua trajetória política.

Em 1983 formou-se em Direito, em Caruaru, e em 1984, concluiu também o curso de Geografia em Arcoverde. No mesmo ano, casou-se com a belo-jardinense Márcia Cristina Feitosa, com quem constituiu família: os filhos Karoline, Kennedy e Francisco Neto. Hoje, é também avô de Miguel e Marina.

Na vida profissional também exerceu o cargo de juiz classista na Vara do Trabalho (TRT) e foi conciliador do juizado cível e criminal no fórum, ambos nesta cidade. Destacou-se como advogado criminal, atuando em mais de 200 júris gratuitos em São Bento do Una, Belo Jardim e região, além de exercer a função de defensor público de prefeituras em várias comarcas do Agreste, como Caruaru, Lajedo, Poção, Pesqueira e Tacaimbó, dentre outras. Paralelamente, foi professor de Geografia em escolas estaduais de Belo Jardim, como Frei Cassiano, Professor Donino e Maria Galvão.

Seu reconhecimento em Belo Jardim o levou a receber, em 1993, o título de Cidadão belo-jardinense. Também se destacou na OAB local, onde a presidiu por diversas vezes e foi responsável pela construção da sede, além de presidir o Rotary Club.

LEIA TAMBÉMCircuito Cavalcante Run: Três cidades unidas pela saúde, superação e propósito

Na vida política, foi eleito vereador em 2008 e reeleito em 2012. Entre 2015 e 2016 presidiu a Câmara Municipal, ficando marcado por importantes realizações administrativas, como a realização do primeiro concurso público do legislativo, reformas estruturais, modernização e fortalecimento da Casa Custódio Ferreira Mergulhão.

Em 2016, foi novamente eleito vereador e por dois anos voltou a presidir a câmara municipal. Em 2017, assumiu interinamente a Prefeitura de Belo Jardim por cerca de três meses. Já em 2020, foi eleito prefeito de Belo Jardim pelo partido Democratas, consagrando-se como o prefeito mais votado da história da cidade, com 22.145 votos. Em 2024, superou sua própria marca ao ser reeleito com 33.126 votos pelo União Brasil, consolidando-se mais uma vez como o prefeito mais votado da história do município.

Gilvandro Estrela é, portanto, um homem que divide sua origem entre a Paraíba e Pernambuco, mas que entregou seu coração, seu trabalho e sua vida ao povo pernambucano, em especial a Belo Jardim. Um advogado do povo, professor, líder político e gestor comprometido, em que no próximo dia 15 (segunda-feira) receberá com orgulho o título de cidadão pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *