Governo de Pernambuco participa de encontro formativo com conselheiros tutelares

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Governo de Pernambuco participa de encontro formativo com conselheiros tutelares

Profissionais da SDSCJ, secretaria estadual responsável por políticas na área social, abordaram temas que buscam fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco participaram, nesta sexta (17), do Encontro de Formação Continuada para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que segue até este sábado (18), ocorre em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, e é voltado a conselheiros tutelares da região.

Uma das palestras teve como tema “A importância do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência – Conselho Tutelar” e foi proferida por Renata Marinho, coordenadora estadual do Sipia-CT. Segundo a gestora, que é ligada à Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude da SDSCJ, o momento foi relevante por possibilitar a troca de experiências com os profissionais que estão atuando pela defesa e garantia de direitos da infância e adolescência nos municípios.

“O Sipia-CT é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Neste sentido, ressaltamos a importância da utilização do sistema pelos municípios como forma de enfrentamento às violações de direitos, assim como a construção de diagnósticos que possibilitarão a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à área da infância e adolescência. Estamos nos fazendo presentes nesses espaços de fortalecimento da rede de garantia de direitos”, explicou Renata.

Outra palestra foi a da ouvidora da SDSCJ, Cibele Lopes. A profissional apresentou aos conselheiros tutelares o trabalho da Ouvidoria Social, que funciona por meio do telefone 0800.081.4421, do WhatsApp (81) 98494.1298 ou do e-mail [email protected]. Também foi abordada a importância da divulgação do Disque 100, canal direto para a denúncia de violações aos direitos humanos, entre elas, as que afetam crianças e adolescentes. “Repassar essas orientações, aliando as ações desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios, é muito importante para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e o trabalho que é realizado por esses profissionais que estão na ponta”, avaliou Cibele.

O evento ainda contou com a participação do professor Humberto Miranda, da Escola de Conselhos de Pernambuco, instituição vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na ocasião, o docente proferiu a palestra “Do Código de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente: conquistas e desafios”, momento em que abordou a trajetória histórica da defesa dos direitos desse público, levando em conta a doutrina da proteção integral, prevista na legislação a partir do ECA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias