Com abertura da janela partidária, a oposição ao prefeito Álvaro Marques (PT), em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, começa a articulação para montagem da chapa majoritária. O Blog Jardim do Agreste apurou, com fontes políticas da cidade, que a definição deverá ocorrer após pesquisa qualitativa e quantitativa.
Nos bastidores, existe um consenso entre os opositores ao governo municipal, que a chapa ideal seria formada por Joelda Pereira (PSDB) e Marquinhos de Arlindo (União). O nome de Lia Braúna também é cogitado, mas tudo deverá ser definido em pesquisa.
Na eleição suplementar, realizada em setembro de 2023, Marquinhos de Arlindo obteve 882 votos, ficando e 1° lugar. Lia Braúna veio logo em seguida, com 857. Já Joelda, nunca ocupou um cargo público em Tacaimbó, entretanto, conta com o apoio do marido, empresário e ex-prefeito do município, Washington Luiz.
Na última semana, o ex-prefeito e dono da JW Estofados, esteve reunido na fazenda São José com o deputado federal e líder do União Brasil em Pernambuco, Mendonça Filho. O encontro teve por objetivo viabilizar a candidatura de Joelda Pereira e buscar o apoio do União Brasil.
Para que o apoio do partido seja viabilizado, um acordo precisará ser feito com os vereadores do União Brasil no município: Marquinho de Arlindo; Lia Braúna; Nazaré de Cláudio do Raio-x; e Junior de Josilda. Todos foram eleitos pelo UB com o apoio do arqui-inimigo de Mendonça Filho, Luciano Bivar.