Jovens estudantes de programação criam jogo para conscientizar os usuários sobre como tratar os resíduos sólidos

Jovens estudantes de programação criam jogo para conscientizar os usuários sobre como tratar os resíduos sólidos

A iniciativa é uma parceria entre a codeBuddy e o Grupo Moura (Belo Jardim – PE), e tem como foco levar a aprendizagem tecnológica aos filhos de colaboradores da empresa em idade acima de 15 anos.

Quatro jovens, estudantes da codeBuddy Boa Viagem (PE), escola de programação e robótica para crianças e adolescentes, elaboraram o game ‘Eco collector’, criado com o objetivo conscientizar os usuários sobre como tratar os resíduos sólidos que surgem no dia a dia. Os alunos Jorge Otaviano Leite Cristovam, 19 anos; Gabriel Batista Silveira da Silva, 20 anos; Evandee Moises Da Silva, 18 anos; e Ricky Cauã Néris das Neves, 17 anos, que fazem parte do Programa de Aprendizagem Tecnológica – Moura, foram vencedores na apresentação do Projeto Final do curso. A iniciativa é uma parceria entre a codeBuddy e o Grupo Moura (Belo Jardim – PE), e tem como foco levar a aprendizagem tecnológica aos filhos de colaboradores da empresa em idade acima de 15 anos. “O intuito do programa é ampliar o conhecimento da próxima geração de colaboradores na linguagem computacional, contribuindo para levar a companhia ao status de indústria 4.0, com profissionais habilitados em programação de computadores”, explica Antonio Raimundo da Silva, Diretor Unidade codeBuddy Boa Viagem.

A apresentação final contou com a participação de cinco equipes, cada uma com quatro estudantes.  Os “Cabeças Pensantes”, time campeão e responsável pelo desenvolvimento do ‘Eco collector’, foram premiados, cada um, com a ‘Smart Speacker Alexa Echo Dot 4ª geração’. O projeto do grupo se baseou em um dos 17 temas universais de sustentabilidade da ONU – Sustentabilidade, Dimensão Ambiental e Resíduos Sólidos. De acordo com o grupo, o ‘Eco collector’ utiliza de uma estratégia gameficada, impondo mini games que façam alguma alusão à métodos de tratamento de resíduos sólidos, como a coleta seletiva ou o direcionamento final correto de cada resíduo, por exemplo.

Para Antonio Raimundo da Silva, Diretor Unidade codeBuddy Boa Viagem, iniciativas como essas criam oportunidades e promovem o aprendizado tecnológico entre futuros talentos na área. “O Programa de Aprendizagem Tecnológica, desenvolvido pela codeBuddy sob patrocínio da Baterias Moura, atesta o interesse e necessidade do envolvimento de empresas com pensamento estratégico bem estruturado nos aspectos social, tecnológico e, principalmente, educacional na formação consistente e holística da próxima geração de colaboradores”, pontua. Segundo o Diretor, o envolvimento dos alunos no programa proporcionou a criação de uma segunda turma em 2022. “Esse ano, estaremos com 40 jovens talentos em nosso curso ‘Universo codeBuddy’, na região”.

Genecy Mergulhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *