Justiça do Trabalho Suspende Eleições Sindicais em São Bento do Una por Suspeitas de Irregularidades

Justiça do Trabalho Suspende Eleições Sindicais em São Bento do Una por Suspeitas de Irregularidades

São Bento do Una (PE), 10 de setembro de 2025 — A Vara do Trabalho de Belo Jardim determinou a suspensão imediata das eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São Bento do Una, (STR) previstas para o dia 14 de setembro de 2025. A decisão foi proferida pela juíza titular Renata Conceição Nobrega Santos, após análise de denúncias e documentos que apontam graves irregularidades no processo eleitoral.

Entre os fatores que motivaram a medida estão o descumprimento reiterado de ordens judiciais para apresentação da lista de eleitores, indícios de compra de votos, abuso de poder econômico, coação de associados e interferência indevida de fiscais externos. A magistrada destacou que a suspensão visa preservar a legitimidade do pleito e garantir a livre manifestação de vontade dos trabalhadores rurais.

LEIA TAMBÉMLaboratório Monserrate agora em novo endereço no centro de São Bento do Una: mais conforto, qualidade e cuidado com sua saúde

Circuito Cavalcante Run: Três cidades unidas pela saúde, superação e propósito

26ª edição da Corrida da Galinha em São Bento do Una traz de volta o Galinhódromo; confira o tema

A audiência de tentativa de conciliação e recebimento de defesa foi agendada para o dia 15 de setembro, às 11h30, na sede da Vara do Trabalho de Belo Jardim. As partes envolvidas e a Comissão Eleitoral foram intimadas a cumprir imediatamente a decisão, sob pena de multa e outras sanções processuais.

A medida cautelar reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a transparência e a legalidade nos processos de representação sindical, especialmente em contextos onde há risco de prejuízo à democracia interna das entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *