Várias pessoas acompanharam o fenômeno
Um eclipse lunar total ocorreu na noite desse domingo (15) e surpreendeu vários moradores do Brasil inteiro. Também chamado de “Lua de Sangue“, o fenômeno começou por volta das 23h27.
O ápice ocorreu por volta das 1h11, já durante a madrugada, quando a Lua ficou avermelhada, o que explica o nome do fenômeno.
Além do Brasil, outros países da América do Sul e América Central puderam apreciar o eclipse lunar.
De acordo com informações da Agência Brasil, a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento explicou que o próximo eclipse total ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. Porém ocorrerão vários eclipses parciais antes disso.
Confira imagens de como foi a Lua de Sangue ontem
Vários canais transmitiram ao vivo o eclipse. Veja os vídeos a seguir:
Como ocorre um Eclipse Lunar?
Segundo ela, os eclipses lunares acontecem quando ocorre um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.
“Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, essa sombra, um pouco mais clara, é a penumbra”, explica ela.
De acordo com a astrônoma, quando a Lua entra na sombra da penumbra é iniciado o eclipse penumbral. Já quando está totalmente na penumbra, ocorre um eclipse penumbral. Quando ela começa a entrar na umbra, é eclipse parcial.
Já quando a Lua está totalmente mergulhada na umbra, acontece um eclipse total e ela fica avermelhada, fenômeno conhecido como Lua de Sangue.
*Com informações da Agência Brasil