O ex-ministro da Educação, Mendonça Filho criticou o descaso com a primeira infância no Recife após a denúncia de que 3.896 crianças e adolescentes que ficaram sem vagas em creches ou escolas em 2021 possam passar mais um ano fora das instituições. “Esse é o retrato dos 20 anos de gestões PSB e do PT. Na propaganda é tudo lindo. Na vida real, Recife é a quarta capital com maior demanda por vagas de creches no país, segundo pesquisa da Fundação Maria Cecilia Vidigal,” destacou.
Mendonça Filho quando ministro da Educação autorizou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de seis creches no Recife. A gestão do PSB não chegou a tirar as unidades do papel e alegou não conseguir terreno. “Investir na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento escolar do estudante por toda a vida”, pontuou Mendonça.
Conselhos tutelares do Recife das oito Regiões Político Administrativas (RPAs) denunciaram o processo de matrículas para a rede municipal de ensino do Recife. Os conselheiros solicitaram uma ação do Ministério Público de Pernambuco(MPPE) para priorizar o andamento da lista de espera composta, em grande parte, por famílias em vulnerabilidade social e sem acesso a equipamentos que facilitem a inscrição. A Prefeitura do Recife recorreu da sentença e a ação, agora tramita em segunda instância, que aguarda a decisão de mérito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.