Estas são as coisas que toda mulher deveria saber
A menopausa marca o fim dos anos reprodutivos das mulheres. É um processo natural que envolve alterações hormonais e fisiológicas. No entanto, todas experimentam essa fase de maneira diferente. Para muitas, este pode ser um momento desafiador, especialmente se as alterações hormonais levarem às famosas ondas de calor.
Outras vivenciam a menopausa como um momento de libertação, pois não precisam mais pensar em menstruação e métodos contraceptivos. E saber o que pode acontecer quando ela chegar pode tornar a transição mais fácil.
Além dos principais sintomas, veja fatos essenciais sobre a menopausa que ajudarão você a entender melhor essa etapa da vida. Clique na galeria!
Menopausa: o que realmente acontece – e pode ocorrer! –
A menopausa marca o fim dos anos reprodutivos das mulheres. É um processo natural que envolve alterações hormonais e fisiológicas. No entanto, todas experimentam essa fase de maneira diferente. Para muitas, este pode ser um momento desafiador, especialmente se as alterações hormonais levarem às famosas ondas de calor.
Outras vivenciam a menopausa como um momento de libertação, pois não precisam mais pensar em menstruação e métodos contraceptivos. E saber o que pode acontecer quando ela chegar pode tornar a transição mais fácil.
Além dos principais sintomas, veja fatos essenciais sobre a menopausa que ajudarão você a entender melhor essa etapa da vida. Clique na galeria!
A menopausa não é repentina –
A menopausa não acontece repentinamente para a maioria das mulheres. É um processo, e não um ponto de virada no tempo.
Quando isso acontece? –
A idade média para o início da menopausa é de 51 anos. A maioria das mulheres para de menstruar entre os 45 e os 55 anos.
Qual a diferença entre perimenopausa e menopausa? –
A perimenopausa é o período de tempo antes do início da menopausa. Durante esse período, a produção hormonal dos ovários começa a diminuir. Depois de parar completamente de ter um ciclo menstrual por 12 meses consecutivos, você entrou na menopausa.
A perimenopausa pode começar aos 30 anos –
A perimenopausa pode começar a partir dos 30 anos. Pode durar de quatro a oito anos antes de você entrar oficialmente na menopausa.
A maioria das mulheres apresenta sintomas –
A menopausa não é uma doença, mas as alterações hormonais que ocorrem podem desencadear sintomas. Estes sinais podem variar de leve a grave, às vezes levando ao desconforto e angústia.
Os sintomas mais comuns –
Cerca de 75% das mulheres experimentam ondas de calor durante a menopausa. Algumas mulheres também podem sentir dores musculares e articulares, conhecidas como artralgia, ou alterações de humor.
Quanto tempo dura a menopausa? –
Os sintomas da menopausa geralmente persistem por cerca de quatro anos após a última menstruação. No entanto, os sintomas de algumas mulheres continuam por muito mais tempo.
Quando você sabe que está tendo uma onda de calor? –
Durante uma onda de calor, você provavelmente sentirá o aumento da temperatura na metade superior do corpo. Sua pele pode até ficar vermelha. Essa onda de calor pode levar à sudorese, palpitações cardíacas e sensação de tontura. Você pode sentir frio quando acabar.
Evitar os gatilhos pode reduzir as ondas de calor –
Alguns gatilhos a serem evitados incluem consumir álcool, cafeína e comida picante, sentir-se estressado e estar em algum lugar quente. Estar acima do peso e/ou ser fumante também pode piorar as ondas de calor.
Algumas técnicas podem ajudar a reduzir suas ondas de calor –
Para ajudar com as ondas de calor, vista-se em camadas para poder removê-las quando começar a esquentar. Você também pode usar um ventilador em sua casa ou trabalho. Exercícios respiratórios durante uma onda de calor podem ajudar a minimizá-la.
Quais são os riscos de saúde a longo prazo associados à menopausa? –
Existem várias condições nas quais você pode estar em maior risco após a menopausa. Mas todas dependem de fatores como seu histórico familiar, sua saúde antes da menopausa e seu estilo de vida. Duas condições comuns que afetam a saúde após a menopausa são a osteoporose e doença arterial coronariana.
Como isso afeta sua saúde óssea? –
O declínio na produção de estrogênio pode afetar a quantidade de cálcio nos ossos, o que pode diminuir a densidade óssea e levar à osteoporose. Isso lhe torna mais suscetível a fraturas de quadril, coluna e outros ossos.
A doença cardíaca está ligada à menopausa? –
Problemas cardíacos, como aqueles que causam tontura ou palpitações cardíacas, podem surgir durante a menopausa. A diminuição dos níveis de estrogênio também pode impedir que seu corpo retenha artérias flexíveis.
Ganho de peso na menopausa –
Alterações nos seus níveis hormonais podem fazer com que você ganhe peso. No entanto, o envelhecimento em geral pode contribuir para o ganho de peso.
Um estilo de vida saudável é fundamental –
Concentre-se em manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios regularmente e praticar outros hábitos saudáveis para ajudar a controlar seu peso e diminuir as chances de desenvolver certos problemas de saúde.
Todo mundo sente os mesmos sintomas? –
Os sintomas da menopausa variam de uma mulher para outra, incluindo nas mesmas famílias. O que funcionou para outra pessoa não vai necessariamente funcionar para você.
A menopausa para quem fez uma histerectomia –
Se seu útero foi removido cirurgicamente por meio de uma histerectomia, você pode não saber que está passando pela menopausa, a menos que tenha ondas de calor.
A reposição hormonal é uma opção segura para o tratamento dos problemas da menopausa? –
Existem várias terapias hormonais para tratamento de ondas de calor e prevenção de perda óssea. Os benefícios e riscos variam dependendo da gravidade dos seus sintomas. Converse com seu médico para mais informações.
Existem opções não hormonais? –
Algumas condições médicas podem impedi-la de usar com segurança a terapia hormonal. Ou você pode simplesmente optar por não querer seguir essa forma de tratamento.
Mudanças no estilo de vida podem aliviar os sintomas –
A boa notícia é que mudanças em seu estilo de vida podem ajudá-lo a aliviar muitos de seus sintomas. Isso pode incluir perda de peso, exercícios e uma mudança na temperatura ambiente.
Relações íntimas na menopausa –
Algumas mulheres temem que a menopausa signifique que elas serão menos atraentes ou incapazes de desfrutar de uma vida s-xual. A verdade é que algumas pessoas podem sentir diminuição da libido, mas outras podem ter exatamente o oposto. Converse com seu médico para saber mais sobre as relações íntimas após a menopausa.
O corpo ainda produz hormônios –
O corpo não para de produzir estrogênio após a menopausa. No entanto, ele não virá mais dos ovários. Em vez disso, as glândulas supra-renais produzem hormônios chamados andrógenos e aromatase. A aromatase converte principalmente andrógenos em estrogênios.
Menopausa e estresse –
Muitas mulheres dizem que têm dificuldade em se concentrar e lembrar das coisas durante a menopausa. Às vezes, isso é chamado de nevoeiro cerebral. O estresse é um fator significativo.
Gravidez durante a perimenopausa ainda é possível –
Ainda é possível engravidar na perimenopausa. No entanto, as chances de conceber e ter uma gravidez a termo diminuem à medida que a mulher se aproxima da menopausa.
A menopausa pode afetar o sono? –
Algumas mulheres podem ter problemas para dormir durante a noite e até insônia durante a menopausa. A causa disso pode ser as ondas de calor.
A menopausa afeta os olhos? –
Seus olhos também podem ser afetados. Um dos sintomas da transição para a menopausa são os olhos secos.
A menopausa afeta os dentes ou gengivas? –
Seus dentes e gengivas são suscetíveis às alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa. Dentes e gengivas sensíveis não são incomuns. Você pode ver um aumento no desenvolvimento de cáries ou gengivite.
Converse com seu médico –
Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre a menopausa. O profissional de saúde pode ajudá-la a entender seus sintomas e encontrar maneiras de gerenciá-los.
É um novo começo –
A menopausa afeta a saúde e o bem-estar da mulher, mas não significa que o corpo está falhando. À medida que a expectativa de vida aumenta e as atitudes em relação ao envelhecimento evoluem, as pessoas começam a ver a menopausa como um novo começo e não como um fim.