Anastácio estava internado em um hospital particular da cidade e faleceu na manhã desta terça-feira (7).
Na manhã desta terça-feira (7), morreu o ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues, aos 94 anos. Ele estava internado em um hospital particular da cidade desde o dia 18 de dezembro. A causa da morte não foi divulgada.
O ex-prefeito de Caruaru nasceu no dia 11 de maio de 1928, sete dias antes do aniversário da cidade. Ele ganhou as eleições para prefeito no dia 15 de novembro de 1968 e administrou o município de 31 de janeiro de 1969 até 31 de janeiro de 1973.
Por meio de nota, a governadora de Pernambuco e ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lamentou a morte de Anastácio Rodrigues. “Caruaru fica mais triste hoje”, diz o texto. “Minhas sinceras condolências aos familiares e amigos deste grande caruaruense, que teve seu mandato marcado pela ética e pelo zelo por nossa cidade”, finaliza a nota.
O corpo será velado a partir das 15h desta terça-feira no Cemitério Parque dos Arcos. O sepultamento será realizado às 10h da quarta-feira (8).
Prefeito da cultura
Enquanto prefeito, Anastácio foi considerado o político que mais apoiou a cultura e os artistas da cidade. Uma das principais obras dele é a Casa de Cultura José Condé, a segunda erguida no Brasil, inaugurada no ano de 1973.
Na época do mandato, Caruaru enfrentava uma crise hídrica. Para solucionar o problema, o ex-político contou com apoio dos governadores Eraldo Gueiros Leite e Nilo Coelho.
Ainda durante a gestão de Anastácio, Caruaru foi considerada a mais iluminada do Nordeste. Em quatro anos, o prefeito também lutou por serviços de saneamento público, implantou o distrito industrial e fundou o Instituto Histórico.