Faleceu na noite desta segunda-feira (12) o bispo emérito da diocese de Alagoinhas (BA), dom Jaime Mota de Farias, aos 95 anos. Dom Jaime era natural de São Bento do Una (PE) e sofria de Alzheimer e nos últimos dias seu quadro de saúde teria se agravado.
O corpo está sendo velado desde do início da manhã desta terça-feira, 13 de abril, na catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. Devido a um decreto municipal, a capacidade da igreja será limitada a 30% da lotação.
Biografia e trajetória eclesial
Dom Jaime nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1925. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de agosto de 1957 e nomeado bispo auxiliar da diocese de Nazaré da Mata (PE) no dia 21 de julho de 1982.
Sagrou-se bispo em Garanhus (PE) no dia 11 de setembro de 1982. Três anos depois, foi nomeado como o segundo bispo da diocese de Alagoinhas, permanecendo no cargo até 24 de abril de 2002, quando apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II.
Após a posse do novo bispo diocesano, dom Jaime permaneceu residindo em Alagoinha e participando das diversas atividades pastorais da diocese, além de celebrar missas em sua residência e em comunidades e paróquias daquela Igreja particular.
A paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobre Aflitoa publicou nota em suas deres sociais.
A Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos comunica com pesar o falecimento de um dos seus filhos mais ilustres, Dom Jaime Mota de Farias, Bispo Emérito da Diocese de Alagoinhas, na Bahia. Com afeto, manifestamos nossa solidariedade a todos os familiares, amigos e a todo o povo de sua Diocese, à qual ele dedicou grande parte de sua vida. Que Deus o acolha na eternidade e o recompense pelo bem bem que fez à Sua Igreja.