Equipamento da Moura evitará interrupções no fornecimento de água em caso de falta ou oscilação no fornecimento de energia elétrica.
A Baterias Moura, Compesa e a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, inauguraram oficialmente, nesta quarta-feira (19), o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias instalado em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do Brasil, localizado em Caruaru/PE. A iniciativa, pioneira no mercado, conta com um sistema de baterias de grande porte, conhecido como BESS. A instalação em Caruaru melhorará o serviço de abastecimento da região ao assumir a carga elétrica dos equipamentos críticos à operação da ETA em milissegundos, em caso de interrupção de energia elétrica. Assegurando, assim, que a operação de bombeamento da água para os consumidores não seja interrompida.
Muito comum em concessionárias de abastecimento de água, o chamado “Golpe de Ariete” – provocado pela variação de pressão da vazão de água em situações de falta de energia e que pode causar o rompimento da tubulação – poderá ser sanado com a instalação do Moura BESS. Mesmo quando não ocorre o rompimento, pequenas interrupções de energia podem causar a despressurização das redes de abastecimento de água e para que volte a pressurizar novamente a rede, são necessárias horas. Para evitar que haja desabastecimento em situações com grande aglomeração de pessoas na região, por exemplo, a Compesa viu no armazenamento de energia a solução.
Para contratação do serviço foi realizado um certame no qual a Moura saiu vencedora. O modelo inovador previu que todo o investimento e custeio da operação será feito pelo fornecedor, não onerando a concessionária e nem a tarifa ao consumidor. A remuneração virá de um serviço adicional prestado pelo equipamento, que é o de descarregar a energia armazenada nas baterias durante as três horas da ponta do sistema elétrico, que possui tarifas muito superiores àquelas fora do horário da ponta. Com isso, a Compesa conseguirá melhorar os seus serviços prestados ao povo de Pernambuco, evitando o desabastecimento de água e reduzindo custos com manutenções indesejáveis e não programadas.
“Além de uma maior confiabilidade na operação de abastecimento de água, a eliminação do consumo no horário da ponta é também uma contribuição da Compesa e da Moura ao sistema elétrico, pois ajuda a descongestionar as redes de transmissão e distribuição e reduz a necessidade de geração exatamente no período do dia de maior consumo” destaca Luiz Mello, Diretor Geral Comercial de Bess, RSM e Lítio.
Luiz ainda complementa sobre o impacto social e ambiental do projeto: “o maior beneficiado será o povo de Pernambuco, que depende do abastecimento de água em suas torneiras para suas atividades cotidianas diárias, e que não deverá sofrer mais com a falta dela devido interrupções de energia. Além disso, a solução encontrada é parceira do meio ambiente, já que não emite gases poluentes em sua operação e evita a fuga dos altos custos da ponta com a utilização de geradores que queimam combustíveis fósseis”.
A ideia é que a partir desse projeto inicial seja aberta a possibilidade de expandir para outras unidades do tipo no estado.
Sobre a Moura
Líder de mercado na América do Sul, a Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, concretizando o sonho dos visionários empreendedores Edson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura. Voltada inicialmente para o ramo automotivo, a empresa ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. Contando com sete plantas industriais – seis no Brasil e uma na Argentina – tem cerca de 6.000 colaboradores. Hoje é o principal player de armazenamento de energia da América do Sul. Não apenas pela liderança no mercado, mas principalmente por comandar também as inovações e novas tecnologias no setor. A Moura é a única empresa que possui famílias completas de produtos para cada tipo de demanda imposta pelo mercado de energia renovável. A empresa também conta com um instituto de ação social que leva o nome da fundadora, Conceição Moura, além de parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura.