Como parte do processo de seleção, mais 100 alunos do ensino público vão participar de acampamento educativo para discutir a Independência do Brasil entre os dias 11 e 17 de julho
Mais de 100 estudantes de escolas da rede municipal de Belo Jardim, município localizado no agreste de Pernambuco, vão participar de um acampamento educativo imersivo, parte da etapa “Campus de Arte-Educação” do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, entre os dias 11 e 17 de julho. Nesta sétima edição, a iniciativa traz como recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis’”, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Em novembro, o projeto levará parte desses estudantes, após processo de seleção, para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.
Durante os sete dias de atividade, os alunos participantes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de audiovisual, interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras na Aldeia Pedra D’Água (Espaço Mandaru) dos Xukurus do Ororubá, em Pesqueira, no dia 13, e no Quilombo Barro Branco, que fica na zona rural de Sanharó, no dia 14. O projeto desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas e o ‘Campus’ é a segunda de quatro etapas do “Era Uma Vez… Brasil”.
“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez… Brasil”.
Na região, o projeto conta com a parceria fundamental do Grupo Moura, através do Instituto Conceição Moura, que patrocina o “Era Uma Vez… Brasil” pelo sétimo ano consecutivo, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta sétima edição, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e, as estreantes, Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.
QUADRINHOS, FILMES E INTERCÂMBIO
Na primeira etapa, chamada de “Fatos Históricos” e finalizada em maio, o projeto mobilizou professores de História do 8º ano de 14 escolas municipais. Esses professores participaram de encontros de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os alunos inscritos.
Como resultado, os estudantes produziram mais de 300 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. Os adolescentes que criaram as 100 melhores HQs seguem esta semana para a próxima etapa. Ao final do projeto, as cem melhores HQs produzidas em todo o Brasil integrarão o livro “Era uma vez… Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.
Durante esses sete dias de imersão no campus, os estudantes produzirão curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Esses filmes e o desempenho individual de cada adolescente são decisivos para a seleção dos nomes que seguirão em novembro para a próxima etapa do projeto: a viagem para Portugal. O anúncio dos estudantes que irão para o intercâmbio acontecerá em agosto, durante um evento realizado na cidade.
O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.