Nesta terça-feira (17), Belo Jardim sediou um evento de extrema relevância voltado para a preservação do meio ambiente e o combate aos riscos ambientais. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal com o apoio do deputado federal Mendonça Filho, reuniu representantes das secretarias de Agricultura de nove cidades da região.
O evento teve como órgão promotor a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e focou nas discussões sobre o Licenciamento Ambiental e o Combate aos Riscos Ambientais.
Além de Belo Jardim, estiveram presentes representantes de Brejo da Madre de Deus, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, Caruaru, Tacaimbó, Sairé e Recife. O evento teve como objetivo informar e orientar tanto os agricultores quanto os órgãos responsáveis municipais, fornecendo as ferramentas necessárias para atuar de forma eficaz na proteção ambiental e no uso sustentável dos recursos naturais de suas respectivas regiões.
O tema central das discussões foi o Licenciamento Ambiental, um processo fundamental para autorizar empreendimentos e atividades que fazem uso de recursos naturais, com potencial de impacto ambiental. Além disso, o encontro teve como foco o combate aos riscos ambientais, ressaltando a importância da proteção, conservação e pesquisa aplicada às atividades de controle ambiental.
Para enriquecer ainda mais o encontro, palestras foram ministradas por especialistas, como o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Torchia Couto; a chefe da Unidade de Licenciamento (CPRH), Irailda Ramalho; o engenheiro de Minas e gerente do setor de Uso do Solo da CPRH, Marcos Tibério e o subcomandante da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), Major PM Farias, além dos engenheiros florestais, Thiago Brito e Felype Lira que falaram sobre autorização de supressão da vegetação.
Este evento não apenas reforça a importância do Licenciamento Ambiental e do combate aos riscos ambientais, como também destaca a união de nove cidades em prol de um ambiente mais saudável e sustentável. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes contribui para o fortalecimento das ações voltadas à proteção do meio ambiente na região.