OpenAI libera bate-papo em grupo no ChatGPT com até 20 pessoas

OpenAI libera bate-papo em grupo no ChatGPT com até 20 pessoas

Recurso global traz reações com emojis, criação de memes e a participação da IA de forma contextualizada, sem compartilhar memórias privadas

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento dos group chats no ChatGPT, um recurso que permite até 20 pessoas participarem de uma mesma conversa com o chatbot. A novidade está disponível para todos os usuários — planos Free, Go, Plus e Pro — após um período de testes em regiões como Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Taiwan.

No novo formato, o ChatGPT atua como um membro do grupo. Ele foi treinado para “sentir” o fluxo da conversa e decidir quando responder ou ficar em silêncio, mas também pode ser chamado diretamente por menção (“@ChatGPT”). Além disso, o chatbot pode reagir com emojis, utilizar as fotos de perfil dos participantes para gerar imagens personalizadas ou até criar memes, se solicitado.

Os bate-papos em grupo contam com recursos como upload de arquivos, geração de imagens, ditado de voz e busca integrada. A inteligência artificial emprega o modelo GPT-5.1 Auto, que adapta automaticamente a versão mais adequada para cada interação.

Em relação à privacidade, o recurso mantém uma separação clara entre os chats em grupo e as conversas privadas: as memórias individuais dos usuários não são compartilhadas no grupo, e o ChatGPT também não cria novas memórias a partir desses diálogos.

Para iniciar um grupo, basta tocar no ícone de “pessoas” no canto superior direito de uma conversa, criar ou transformar um chat existente em grupo, e compartilhar um link de convite com até 20 participantes. Cada participante precisa montar um pequeno perfil com nome, username e foto para ser identificado no grupo.

Também há controles para gerenciar o grupo: é possível renomear a conversa, silenciar notificações, definir instruções customizadas para o comportamento do ChatGPT e remover membros (exceto o criador, que só pode sair por vontade própria).

Uma medida de segurança adicional é aplicada quando há menores de idade no grupo: o ChatGPT ativa um modo com restrições de conteúdo sensível, e os responsáveis podem desativar os chats em grupo por meio de controles parentais.

Segundo a OpenAI, essa funcionalidade é apenas o começo. A empresa pretende continuar aprimorando a experiência com base no feedback dos usuários, explorando, por exemplo, novas formas de colaboração e regras mais refinadas de privacidade.

Fique por dentro das novidades sobre tecnologia clicando AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *