Operação conjunta do MPPE e forças policiais mira grupo suspeito de desviar recursos de emendas parlamentares em Ipojuca

Operação conjunta do MPPE e forças policiais mira grupo suspeito de desviar recursos de emendas parlamentares em Ipojuca

Em uma ação integrada, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e a Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia da 43ª Circunscrição de Porto de Galinhas, deflagraram na manhã desta quarta-feira (19) a segunda etapa da Operação Alvitre. A ofensiva tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos provenientes de emendas parlamentares impositivas do município de Ipojuca.

A ação contou ainda com o apoio operacional da Polícia Militar de Pernambuco e com o trabalho das unidades de inteligência das instituições envolvidas.

Mandados e medidas judiciais

Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos:

3 mandados de prisão;

19 mandados de busca e apreensão domiciliar;

ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros, sequestro de bens e suspensão do exercício de função pública.

Todas as medidas foram expedidas pelo Juízo de Garantias.

Investigações em andamento

As investigações tiveram início em outubro de 2024, quando foi deflagrada a primeira etapa da Operação Alvitre. Desde então, houve uma atuação conjunta entre o MPPE e a Polícia Civil, resultando na coleta de novas evidências que apontam para a atuação estruturada de um grupo criminoso especializado em fraudar a destinação de emendas parlamentares.

As pessoas detidas estão sendo interrogadas, e todo o material apreendido será analisado pelo Gaeco e pela Polícia Civil para aprofundar a apuração de possíveis crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade documental.

Força-tarefa mobilizada

A operação desta quarta-feira contou com um efetivo robusto, composto por:

70 policiais civis (delegados, agentes e escrivães);

12 Promotores de Justiça;

29 servidores do Ministério Público;

35 policiais militares.

O trabalho também foi acompanhado pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Ipojuca, com suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimppe).

Apoio especializado

A operação recebeu suporte operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco.

Divulgação das informações

Mais detalhes sobre a Operação Alvitre II serão divulgados posteriormente pelas Assessorias de Comunicação do MPPE e da Polícia Civil. MAIS NOTÍCIAS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *