O governador Paulo Câmara comandou, neste sábado (1º), solenidade online para marcar a inauguração do novo Centro de Vocação Tecnológica no município de Passira, no Agreste de Pernambuco.
O equipamento tem o intuito de fomentar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda na região e foi instalado no local do antigo Centro de Confecção, Design e Artesanato de Passira, em uma parceria entre a Prefeitura e as secretarias estaduais de Trabalho, Emprego e Qualificação e de Desenvolvimento Econômico.
Após a inauguração, já foram abertas inscrições para o curso de Costura Industrial, oferecido pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE). Com o objetivo de desenvolver tecnologia apropriada para o setor de confecção e têxtil e de formar mão de obra qualificada, serão compostas quatro turmas, com duração de 56 horas e grade curricular adaptada às atividades dos trabalhadores. Outros cursos estão sendo alinhados para funcionar na cidade, como o de Modelagem e Corte.
Dentro do conteúdo programático, os participantes terão acesso a conhecimentos sobre a questão ambiental, através de tendências no setor em relação ao uso correto de matérias primas. Receberão também orientações sobre gestão de negócios.
“Estamos identificando as demandas de cada município para modalidades direcionadas. O diferencial é que nós criamos conteúdos adequados a cada região. Em Passira, onde há forte presença do comércio de moda, iremos oferecer o curso de Costura Industrial. Em Surubim, onde já começamos as atividades, a capacitação será no setor de jeans”, afirmou o presidente do NTCPE, Wamberto Barbosa.