Região do Norte brasileiro terá uma visão privilegiada da Chuva de Meteoros Líridas hoje.
Neste final de semana, os observadores brasileiros poderão aproveitar a primeira grande chuva de meteoros do ano: Chuva de Meteoros Líridas, essa que será visível até mesmo ao olho nu.
O fenômeno terá seu pico entre os dias 22 e 24 de abril, sendo uma ótima oportunidade para aproveitar a vista dos rastros luminosos, principalmente na região do Norte do Brasil.
É importante que os observadores confiram as condições meteorológicas para os dias, uma vez que podem afetar a visibilidade dos meteoros.
Chuva de meteoros Líridas
Meteoros são corpos celestes que se movimentam no espaço e entram na atmosfera do planeta, queimando parcial ou totalmente por conta do impacto com a atmosfera terrestre e o contato com moléculas de oxigênio.
Uma chuva de meteoros acontece quando diversos meteoros passam pelo céu e, aparentemente, partem de um mesmo ponto.
A chuva de meteoros Líridas tem origem do cometa Thatcher (C/1861 G1), que tem uma trajetória perto da Terra a cada 415 anos. Apesar de mais intensa no Hemisfério Norte, no Brasil será possível observar em torno de 10 meteoros por hora.
Como acompanhar?
Para quem não quer perder o evento no céu, é importante procurar um local com pouca poluição luminosa e esperar atentamente. A partir das 2h, no horário de Brasília, o observador terá mais chances de encontrar os meteoros ao olhar para direção nordeste.
Outro ponto positivo é que a Lua não irá atrapalhar a visibilidade do fenômeno, uma vez que está em sua fase crescente e com cerca de 6,94% de luminosidade, segundo o Calendarr. Assim, os observadores poderão ver até mesmo os meteoros menos brilhantes no céu.
Dessa forma, os aplicativos são formas alternativas de também acompanhar o Pico de Chuva de Meteoros Líridas 2023. O usuário pode ser auxiliado com apps como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.
Dicas para acompanhar o Pico de Chuva de Meteoros Líridas
- Utilize os apps para situar o fenômeno em relação a sua localização;
- Espere cerca de 20 minutos para que seus olhos se acostume com o céu noturno;
- Olhe para diferentes direções, mesmo que os meteoros tenham origem de um mesmo ponto, é possível que as “estrelas cadentes” surjam de qualquer lugar.