Na manhã desta quarta-feira, (28) a Polícia Federal em Pernambuco, em parceria com a Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/PE), deflagrou a Operação Conexão Suriname, com foco no combate ao contrabando de cigarros, lavagem de dinheiro e desarticulação de uma organização criminosa. A ação cumpriu simultaneamente mandados em diversas cidades, incluindo Pesqueira, destacando a importância da operação na região.
A operação, que envolveu cerca de 45 policiais federais e 16 fiscais da SEFAZ/PE, resultou na execução de 3 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais localizados nas cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Custódia, Águas Belas e Pesqueira.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (DELEFAZ), começaram em abril de 2021 e revelaram uma organização criminosa especializada na importação ilegal de cigarros estrangeiros, utilizando rotas marítimas e terrestres, além da fabricação de cigarros em fábricas clandestinas, sem autorização da ANVISA.
O nome “Conexão Suriname” faz referência à rota dos cigarros contrabandeados, que utiliza o Suriname como ponto de distribuição ilícita nas regiões norte e nordeste do Brasil. A operação busca identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos criminosos, e localizar bens adquiridos com os lucros dessa atividade ilegal.
Os envolvidos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, contrabando e formação de organização criminosa, cujas penas podem chegar a 23 anos de reclusão. A operação é um marco na repressão ao contrabando de cigarros em Pernambuco, especialmente na cidade de Pesqueira, onde a atuação criminosa era significativa. MAIS NOTÍCIAS…