A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou ontem (11) a Operação Formação Legal III, com o objetivo de realizar a fiscalização preventiva das escolas de formação de vigilantes em todo o estado. Ao todo, foram fiscalizadas 18 escolas autorizadas pela Polícia Federal a operar na área de segurança privada.
A operação ocorreu simultaneamente em todas as unidades da Polícia Federal no país. No estado de Pernambuco, foram fiscalizadas empresas sediadas na Região Metropolitana do Recife e nos municípios de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, além de Petrolina, Afogados de Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão.
Essas escolas são responsáveis pela formação e reciclagem de vigilantes, capacitando-os em aulas teóricas e práticas para a proteção de patrimônio e pessoas, além de prepará-los para lidar com situações de risco. Os cursos incluem disciplinas sobre direitos individuais, garantias constitucionais, defesa pessoal e patrimonial, e o uso adequado de força e técnicas não letais. Os vigilantes também passam por rigorosos testes psicológicos, essenciais para a atuação profissional.
A Polícia Federal reforça a importância da fiscalização para garantir que todas as exigências legais sejam cumpridas, permitindo que apenas profissionais devidamente capacitados ingressem no mercado de segurança privada. Irregularidades encontradas durante a operação podem resultar em penalidades, incluindo advertências, multas de até 5 mil Ufir e até a proibição do funcionamento das empresas. MAIS NOTÍCIAS…