O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), assinou esta semana a ordem de serviço para a implantação do programa Ilumina Belo Jardim, que vai implantar iluminação em LED em todo o município, cidade e zona rural. A ação tem início no dia 3 de julho, com prazo de execução de quatro meses. Ao todo, 7.500 lâmpadas serão trocadas em Belo Jardim, o que vai gerar economia no consumo energético do município e ainda vai promover mais segurança e bem-estar público para a população com uma iluminação eficiente.
“Um passo importante está sendo dado na construção de uma nova história para Belo Jardim. Esse programa vai melhorar diretamente a vida de todos os belo-jardinenses, principalmente daqueles que vivem em zonas periféricas, onde o índice de criminalidade é alto, segundo a Polícia Militar. Vamos garantir segurança, mais tranquilidade e ambientes iluminados, harmônicos para as famílias e visitantes”, afirmou Gilvandro.
Todas as lâmpadas do município serão substituídas: cidade, distritos e demais áreas da zona rural. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo fez o levantamento de todas essas áreas. Os primeiros bairros que receberão o programa são: Santo Antônio (Cohabs 2 e 3, Loteamento Nossa Senhora Aparecida, Chorão e áreas circunvizinhas), São Pedro e Centro, onde haverá quatro frentes de serviço sendo realizadas ao mesmo tempo nestas localidades.
O projeto inclui a troca das 7.500 lâmpadas atuais por lâmpadas em LED de última geração, também a substituição dos suportes e dos braços nos postes, além da implantação de um sistema digital inteligente de gestão do funcionamento das novas lâmpadas. Além disso, a empresa contratada para a execução do projeto, a SPE Iluminação, continuará prestando serviços de reparo na iluminação do município durante os próximos cinco anos.
Após a instalação completa de todas as novas lâmpadas, o programa Ilumina Belo Jardim também irá disponibilizar um aplicativo de celular para participação da população. Nele, todos os belo-jardinenses poderão inserir feedbacks, reclamações e sugestões bem como monitorar o novo serviço de iluminação.
“É um avanço muito grande que estamos dando, graças ao trabalho de muitas pessoas que amam Belo Jardim e que desejam o melhor para o nosso povo. Tenho certeza de que esse programa ficará marcado na história. É um benefício para muitas famílias e a garantia de mais qualidade de vida, bem-estar e segurança”, concluiu a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza.
O valor total do programa Ilumina Belo Jardim é de R$ 18.035.221,58, que será pago de forma parcelada ao longo de cinco anos, com início do pagamento apenas com o término da instalação de toda a nova iluminação no município. É um investimento feito com recursos da Prefeitura da ordem de R$ 234 por cada morador de Belo Jardim, considerando a população estimada do município pelo IBGE, de 76.930 habitantes. Aplicação de recursos esta que vai gerar uma economia de cerca de 65% na conta de energia do município, dinheiro economizado este que será revertido em novas ações de infraestrutura, saúde, educação e outros serviços públicos de qualidade para os belo-jardinenses.