A Prefeitura de Belo Jardim oficializou nesta quarta-feira (03) o interesse em participar do consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Até então, a aquisição e a distribuição das vacinas são coordenadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde.
A FNP reúne prefeituras de cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município pode aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas. Isso porque em 23 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a autorização para que os estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19. A previsão é de que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para que, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes.
“Estamos em busca de fazer o melhor pela nossa população. Pode parecer repetitivo, mas a pandemia não acabou e precisamos continuar tomando atitudes para minimizar os casos de coronavírus no município. É um trabalho em conjunto: os belo-jardinenses se cuidam e nós, como gestão, vamos em busca do que for melhor para a cidade, como é o caso desse consórcio para compra de vacinas”, explicou o prefeito Gilvandro Estrela.
Outros 39 municípios pernambucanos também oficializaram o interesse em participar desta associação. O prazo dado para que as cidades façam a adesão é até sexta-feira (5).