A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciou a distribuição dos boletos do Garantia Safra 2022/2023. Esse benefício é dado aos agricultores familiares que plantam de 0,6 a 5 hectares de milho, feijão, mandioca, arroz e algodão, em caso de perdas da safra por ações do tempo, como estiagem ou excesso hídrico. Os agricultores têm até o dia 10 de abril para pagar o boleto e garantir o seguro.
O Garantia Safra é voltado para agricultores que têm renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo. Em Belo Jardim, 285 agricultores receberão o benefício em parcela única no valor de R$ 1200. Com isso, o valor total inserido na economia do município é de R$ 342 mil. Os boletos devem ser pagos em casas lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Para ter acesso ao boleto, é necessário que os agricultores cadastrados se dirijam à Secretaria de Agricultura portando CPF para identificação no sistema. A secretaria está localizada na Av. Deputado José Mendonça, 220, Centro (no prédio anexo da prefeitura). Os dias e horários de funcionamento são de segunda a sexta, das 8h às 13h30.
*Garantia Safra -* O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.