Durante o mês de março, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, está alertando a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero, estimulando a realização de exames e orientando sobre a doença.
O Março Lilás é uma campanha de prevenção e controle da doença, que tem como objetivo alertar às mulheres a conhecerem os tipos de câncer de colo de útero e as várias maneiras de evitá-los. Março foi escolhido por ser o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde para promoção de políticas públicas, ações e controle do câncer no país, o Brasil deve registrar 16.710 novos casos desse tipo de câncer no triênio 2020/2022. Ainda segundo dados do MS, esse é o terceiro tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil.
Uma das maneiras de prevenir a doença é tomando a vacina contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 a 14 anos, bem como para meninos entre 11 e 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família (UBS). A imunização é capaz de prevenir, em até 70%, os cânceres de colo do útero e 90% as verrugas genitais.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações de Caruaru, Tatiane Lino, explica a importância da utilização da vacina e o que precisa para recebê-la.
“A vacina contra o HPV é uma forma muito eficaz de prevenção, uma vez que ela protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Em Caruaru, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, para o público alvo (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos). Basta comparecer à unidade com o cartão do SUS e a carteira de vacinação. Precisamos intensificar a imunização dos adolescentes, diante das baixas coberturas dos últimos anos”, disse.
Outra forma de prevenir a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre, principalmente, por via sexual, com a utilização de preservativos durante a relação sexual. Todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual também devem realizar, anualmente, o exame preventivo. Esse tipo de exame é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas iniciais e, agindo de imediato, podem não evoluir para o câncer.
“Os exames preventivos também são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde do município. Basta procurar a agente de saúde do seu bairro ou agendar o exame no postinho. A realização do exame é muito importante para a prevenção do câncer de colo do útero”, concluiu a coordenadora de Saúde da Mulher, Katiane Dantas.