Prefeitura de Caruaru vem realizando ações em busca de recuperar e acelerar o aprendizado dos alunos da rede municipal

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Prefeitura de Caruaru vem realizando ações em busca de recuperar e acelerar o aprendizado dos alunos da rede municipal

Uma dessas ações são os Agrupamentos Produtivos, que têm como objetivo alfabetizar os estudantes do 1°ao 5° ano prejudicados pela pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), vem realizando estratégias com a finalidade de recuperar e acelerar a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino que tiveram o estudo prejudicado pela pandemia da Covid-19.

Como parte do programa Tempo Certo, as ações estão voltadas, neste momento, para o Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano), tendo como foco a alfabetização desses alunos. 

“Para isso, planejamos algumas atividades integrativas, a fim de promover o acolhimento e fortalecer os vínculos dos estudantes com os espaços escolares e o desenvolvimento de suas aprendizagens. E uma dessas estratégias é a vivência dos ‘Agrupamentos Produtivos'”, explicou a secretária executiva pedagógica, Joana Torres.

De acordo com Joana, essa ação tem como base reunir, em vários grupos, alunos com os mesmos níveis de aprendizagem, para que as diferentes metodologias aplicadas consigam atingir o objetivo final, que é a alfabetização de todos.

“Vale destacar que essa estratégia é fruto de experiências exitosas que ocorreram nas escolas municipais Santos Anjos e Professor Kermógenes Dias, em 2018 e 2019. Na ocasião, professores e coordenadores pedagógicos desenvolveram esses agrupamentos em prol da alfabetização dos estudantes e, devido ao sucesso alcançado, estão sendo expandidos para toda a rede municipal”, afirmou a secretária executiva.

Joana acrescenta ainda que os Agrupamentos Produtivos têm como referência as ‘Hipóteses de Escrita’, discutidas pela pedagoga Emília Ferreiro. “Essa prática está totalmente articulada às nossas discussões teóricas das Formações Continuadas por dialogarem com as nossas concepções de currículo e educação”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias