Visita é mais uma etapa importante para implantação do curso de Medicina da AEB/FBJ
O presidente da Autarquia Educacional do Belo Jardim, Antonio Habib, o diretor administrativo, Leandro Matos, acompanhados pelo deputado federal, Mendonça Filho e o médico e professor da UPE, Ricardo Lima, realizaram uma série de visitas a instituições de ensino em São Paulo nessa segunda e terça-feiras, (29 e 30).
O objetivo dessas visitas foi buscar as melhores referências em ensino-aprendizagem para a implantação do curso de Medicina de Belo Jardim, um projeto idealizado por Mendonça Filho e que já foi aprovado, com o apoio do prefeito Gilvandro Estrela, pelo Conselho Estadual de Educação.
LEIA TAMBÉM: Cantora Maéve lança primeira música do álbum “Volúpia”
Durante esses dois dias, eles conheceram as infraestruturas e metodologias de ensino aplicadas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Faculdade São Leopoldo Mandic e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, instituições renomadas no campo da medicina.
Para Mendonça, essas visitas são imprescindíveis para compreender como implementar um modelo de ensino-aprendizagem eficiente e inovador, além de coletar informações sobre projetos arquitetônicos e infraestrutura necessária para a implantação da faculdade de medicina em Belo Jardim.
“Estamos focados no projeto da Faculdade de Medicina de Belo Jardim. Visitamos instituições renomadas e obtivemos insights valiosos para o curso, adquirindo informações cruciais sobre o projeto arquitetônico, laboratórios e metodologias de aprendizagem, fundamentais para garantir um ensino de excelência em Belo Jardim”, registrou o deputado lembrando ainda que o projeto da Faculdade de Medicina de Belo Jardim prevê a construção de um prédio novo para abrigar o curso. “Este prédio será erguido ao lado do Novo Hospital de Belo Jardim, para que os alunos tenham campo de prática e uma formação ainda mais completa”.
Habib ressaltou a importância de estabelecer parcerias com as instituições visitadas para qualificar os professores e implementar metodologias ativas de ensino. “Em nossa visita às instituições em São Paulo, buscamos compreender como as melhores faculdades de medicina implementam suas metodologias de ensino. Nosso objetivo foi adaptar essas práticas para a futura faculdade de medicina em Belo Jardim, estabelecer parcerias para qualificar nossos professores e aprimorar nosso curso”, disse.
O prefeito Gilvandro Estrela acompanha de perto todo o processo de instalação da Faculdade de Medicina e esteve na reunião do pleno do Conselho Estadual de Educação aprovou no último dia 10 de abril, por unanimidade, a implantação do curso. Em 2025 será aberto o vestibular para seleção dos alunos e em 2026 as aulas serão iniciadas. Serão 100 vagas divididas em dois semestres e os alunos vão estudar em um novo prédio ao lado do Novo Hospital da cidade, uma unidade de 100 leitos que será erguida às margens da PE-166.