Executado em parceria com a Secretaria de Educação de Belo Jardim, com o apoio da consultora Karla Aprígio, o Direito ao Brincar conjuga ações de formação de educadores e de implantação de uma brinquedoteca em escola da rede de ensino municipal da cidade
Como parte das ações do Instituto Conceição Moura para a Primeira Infância, o projeto “Direito ao Brincar” tem como objetivo promover a compreensão da importância do brincar para a construção de experiências, formação cultural, pessoal e intelectual da criança. A primeira unidade a receber as ações de voluntariado e encontros de formação é a Escola Nossa Senhora do Bom Conselho.
A presidente do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura, destaca o potencial dos brinquedos para o desenvolvimento de uma série competências nas crianças. “Criatividade, linguagem, capacidades socioemocionais e até inovação. Estamos atuando na consolidação do conceito de brinquedoteca viva, atuando na concepção desses espaços e na formação dos educadores que farão a gestão e utilizarão no dia a dia e partilha de conhecimentos para as crianças”, explica.
A proposta do projeto conta com atividades formativas para os educadores, ações de voluntariados com a comunidade e intervenções nos espaços de brincar.
As discussões nos encontros de formação permearam o universo das infâncias, o direito das crianças e a relevância do brincar no processo de desenvolvimento infantil.
Até abril será finalizado o ciclo dessa primeira escola. A ideia é fomentarmos a criação de uma rede de educadoras que oportunizem a partilha de experiências a partir do brincar nos espaços educativos.