Os vídeos do teto da emergência do Hospital da Restauração caindo viralizaram no Brasil na tarde desta segunda-feira(02/05) e causaram a revolta dos pernambucanos. o ex-ministro Mendonça Filho divulgou um vídeo em suas redes sociais cobrando respostas ao governador Paulo Câmara.”Esse é o retrato do descaso com a saúde e com o cidadão Pernambucano desses 16 anos de governos do PSB”, completou.
A direção da unidade alegou que o teto do maior Hospital do Nordeste caiu após um vazamento de água. No local do incidente, 80 pacientes tiveram que ser removidos às pressas para outra ala e corredor, enquanto os parentes, que estavam aguardando o horário da visita, se desesperavam do lado de fora da unidade.
Mendonça também lamentou a situação de desespero entre pacientes, acompanhantes e funcionários que estavam no momento do acidente na unidade de saúde. No vídeo, uma paciente aparece sendo carregada nos braços por uma acompanhante. “São cenas fortes, o teto desabando em cima dos pacientes, uma sala superlotada, pacientes e profissionais de saúde desesperados. Algo inaceitável que merece uma resposta do governador Paulo Câmara”, destacou Mendonça Filho.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinou que o Hospital da Restauração se pronuncie sobre a queda de parte do teto da unidade de trauma.
O Hospital da Restauração foi inaugurado há 52. A unidade atende pacientes de todo o Estado de Pernambuco, se consolidando como a maior emergência pública do Norte e Nordeste do país, além de ser referência no atendimento de casos de: queimaduras graves, intoxicação, agressões, acidentes de trânsito e neurocirurgia. Além do descaso com a infraestrutura, o HR enfrenta problemas como superlotação, demora no atendimento e na realização de exames.