Resultado dos recursos do Prêmio Quilombo do Barro Branco de Pontos de Cultura de Belo Jardim já estão disponíveis

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, informa que o resultado dos recursos do edital nº 007/2025 – Prêmio Quilombo do Barro Branco de Pontos de Cultura já estão disponíveis e podem ser consultado no site da prefeitura (www.belojardim.pe.gov.br), na aba da PNAB. A iniciativa reconhece pontos de cultura do município que atendem aos requisitos da Política Nacional de Cultura Viva, com recursos do Governo Federal via Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
O Prêmio Quilombo do Barro Branco representa um marco importante para a valorização da cultura local, pois garante visibilidade e fortalecimento a grupos e coletivos que mantêm vivas as tradições, saberes e expressões artísticas de Belo Jardim. Ao certificar e apoiar essas iniciativas, o município reafirma seu compromisso em promover a diversidade cultural e democratizar o acesso aos recursos públicos destinados à cultura.
LEIA TAMBÉM: Circuito Cavalcante Run: Três cidades unidas pela saúde, superação e propósito
Os pontos de cultura premiados devem agora preparar a documentação necessária para a fase subsequente da execução, que é a de habilitação. A premiação contemplou entidades com CNPJ e coletivos informais que desenvolvem ações culturais continuadas no município, mesmo sem certificação formal como Pontos de Cultura, desde que alinhados aos princípios da Política Nacional de Cultura Viva.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo de Belo Jardim, Filipe Vieira, a conquista reflete o compromisso da gestão em reconhecer e apoiar o trabalho de quem faz cultura no município. “O Prêmio Quilombo do Barro Branco é uma forma de valorizar o talento e a dedicação de nossos artistas, mestres da cultura e coletivos culturais. É através desse incentivo que conseguimos fortalecer as raízes da nossa identidade cultural e garantir que nossas tradições continuem vivas para as gerações futuras”, destacou.