Profissionais de segurança pública de todo o Brasil estão de olho nas eleições 2024, especialmente quanto aos investimentos nas guardas civis municipais.
A Prefeitura de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, investiu na criação de um órgão responsável pela segurança pública, pelo e transporte público, tendo assim nascida a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (UNATTRAN) e a Guarda Cívil Municipal (GCM). Foi implantado o Plano Municipal de Segurança Pública. Dessa forma, tem seguido à risca o cumprimento da legislação federal e, com base na Lei 13.022/2014, já deu os primeiros passos para a reformulação do trabalho da GCM, aguardando a aprovação da PEC 57/2023 para surgir uma futura Polícia Municipal.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024 em São Bento do Una (PE): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Foi implantado o Conselho Municipal de Segurança Comunitária (COMUSC), com a participação da administração pública e da sociedade civil na criação das politicas de segurança pública. Além disso, foi efetivados convênios com a Polícia Militar e a Polícia Civil; para viabilizar a participação da GCM em operações conjuntas com as respectivas forças policiais no âmbito do município. Também investiu-se na realização de concurso para UNATTRAN e GCM, para com o aumento do efetivo seja prestado um serviço público com maior qualidade ao cidadão. Outro feito notável foi a formalização, junto à Policia Federal do processo para autorização do porte de arma funcional para os futuros GCMs.
Os guardas municipais já estão atuando, efetivamente, nas ações de segurança e combate a violência, como suporte de estrutura de videomonitoramento em toda área central do município e a ampliação do número de viaturas que cresceu de um para seis veículos. Também foi implantada a patrulha escolar e patrulha rural; além disso são realizadas semanalmente escolta para garantir a segurança dos comerciantes de queijo que se deslocam para o município de Cachoeirinha. MAIS NOTÍCIAS…