Semas e Adepe coordenam ações de sustentabilidade na 24ª edição da Fenearte

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Semas e Adepe coordenam ações de sustentabilidade na 24ª edição da Fenearte

Neste ano, o evento contará com Central de Reciclagem para destinação correta dos resíduos sólidos gerados na feira e com praça de Educação Ambiental

Pelo segundo ano consecutivo, a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) convidou a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) para coordenarem juntas ações sustentáveis na 24ª edição da Fenearte, que tem início nesta quinta-feira (03) e segue até o dia 14 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda.

Seguindo a ideia de que a arte e a sustentabilidade caminham lado a lado, a secretaria executiva de sustentabilidade da Semas-PE articulou mais uma vez junto à Adepe, uma central de reciclagem para a destinação dos resíduos sólidos produzidos durante os 12 dias de programação da feira. Além dos materiais recicláveis, plásticos e metais, também serão recolhidos materiais orgânicos, como óleo e restos de comida.

LEIA TAMBÉM: 24ª Fenearte: Uma Celebração da Cultura Pernambucana com Mais de 70 Atrações Musicais

“Este ano, a participação da Semas na Fenearte acontece de uma forma maior que a do ano passado. Vamos trazer ações mais estruturadas e focadas no poder de transformação”, afirma a secretária executiva de sustentabilidade da Semas-PE, Karla Godoy.

A  cooperativa de mulheres Palha de Arroz foi convidada, por mais um ano, para realizar um trabalho gigante de coleta, triagem e reaproveitamento do material jogado fora, num processo de economia circular que transforma, literalmente, lixo em dinheiro, para essas mulheres.

“A parte da coleta será mais ampla este ano. Além de incluir o reaproveitamento dos orgânicos da feira, como óleo e restos de comida, as meninas do Palha do Arroz já começam a fazer a triagem um dia antes da feira, na montagem do evento, e também no pós-feira”, conclui.

Nos corredores da feira, os frequentadores terão a oportunidade de aprender como devem fazer o descarte correto do lixo. Diversas lixeiras estarão sinalizadas com placas “lixo orgânico”, “rejeitos”, “recicláveis” e “lixo perigoso”, indicando quais os produtos podem ser descartados em cada um deles.

Além disso, este ano, a Fenearte contará com uma praça de Educação Ambiental. Onde serão realizadas várias ações como rodas de conversas, oficinas, palestras e atividades  promovendo o trabalho da educação ambiental.

Moda sustentável

Com o intuito de fomentar a cadeia produtiva da sustentabilidade na moda em Pernambuco, a gerente técnica de Educação Ambiental da Semas-PE, Lays Lima, participará da roda de diálogo sobre Moda Sustentável – Os desafios de uma moda consciente. A atividade acontecerá no dia 08 de julho, das 19h às 20h, no espaço Moda Fenearte, localizado no Mezanino do Cecon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias