Sesc Belo Jardim realiza Festival de Artes Lagoa do Capim 2021

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Sesc Belo Jardim realiza Festival de Artes Lagoa do Capim 2021

Artes visuais, teatro, literatura, música, ações de fruição e formação fazem parte da programação que vai de 16 a 27 de novembro. Atividades são gratuitas

Começa nesta terça-feira (16/11), em Belo Jardim, o Festival de Artes Lagoa do Capim 2021, produzida pelo Sesc que reúne linguagens artísticas de teatro, música, artes visuais e literatura, além de ações de fruição e de formação. A programação vai até dia 27 na unidade do Sesc Ler e em outros pontos da cidade. Todas as ações são gratuitas e o cronograma completo pode ser conferido no site do Sesc Pernambuco (http://sescpe.org.br).

A partir do nome Lagoa do Capim, como Belo Jardim era chamada em tempos passados, o Festival traz à memória a cultura e tradições do município. E o tema “Um Tiquim de Nóis” procura fomentar a cultura local, buscando proporcionar o retorno de artistas e grupos à atividade interrompida com a pandemia, já que essas pessoas que vivem da cultura precisam estar juntas ao público depois de tanto tempo.

Este ano, o Festival de Artes Lagoa do Capim reúne diversas ações de cultura do Sesc Ler: exposição na Galeria de Artes, atividades formativas do Laboratório de Autoria Literária Gilvan Lemos, Mostra de Música Vavá Vieira, Mostra de Música Leão do Norte e a própria Mostra Lagoa do Capim. “Será a reafirmação das políticas desenvolvidas nas ações destes projetos em 12 dias com oficinas artísticas, rodas de conversa, espetáculos teatrais, ensaios e concertos musicais, leituras dramatizadas e lançamento de livros”, explica Juvêncio Amâncio Júnior, professor de Artes do Sesc Ler Belo Jardim.

O público pode conferir a exposição Bulbos, da artista visual Thalyta Monteiro, na Galeria de Artes da unidade; a Oficina de Artes Integradas, com a Juntas – Rede de Mulheres Artistas de Belo Jardim, pelo aplicativo Zoom; os espetáculos “No Rastro do Encanto”, “Uma História com Mil Robôs Macacos” e “Num Reino Cor de Burro Quando Foge”, todos do Coletivo Poeira, também da cidade; e o espetáculo online “Maré”, do Coletivo Grão de Teatro”, pelo Youtube.

Haverá ainda o lançamento do livro “Substrato e outros Poemas”, do escritor belo-jardinense Robervânio Luciano, e do livreto virtual “Oitivas Afetivas”, produzido pelo Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim, esse na comunidade quilombola do Barro Branco. O poeta David Biriguy fará Leituras Dramatizadas. Na linguagem Música, as atrações são o concerto “Violão pesqueirense”, com Renan Melo, e o concerto “Violão Brasileiro”, com Mirael Lima. O grupo Brazuca Transcription realiza a Oficina de “Improvisação Musical”.

A roda de conversa “Memória e Patrimônio Belo-jardinense” contará com a participação do músico All Souza e da historiadora Bernardina Araújo, com mediação de David Biriguy. E na comunidade do Barro Branco, o tema “O Quilombo e o Pertencimento Afrocentrado” será debatido por Elaine Lima, desse quilombo, e José Carlos, do Quilombo do Castainho, de Garanhuns.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Festival de Artes Lagoa do Capim 2021

Data: de 16 a 27 de novembro

Locais: unidade do Sesc Ler Belo Jardim, escolas da cidade, sede da Filarmônica São Sebastião e Comunidade Quilombola do Barro Branco

Entrada gratuita

Programação completa no site http://sescpe.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias