Diante do cenário positivo e pensando em interiorizar as oportunidades de capacitação, o Recife Cakes – Festival para Confeiteiros chega a Caruaru, no mês de julho
foto: Tasty Lens por Pixabay
O segmento de confeitaria cresce de forma expressiva e dá oportunidade ao surgimento de novos pequenos negócios. São boleiras e doceiras que se especializam, a cada dia, para oferecer produtos de qualidade aos clientes. Um potencial que desviou os olhares do Recife Cakes – Festival para Confeiteiros para o Agreste de Pernambuco. Após quatro edições no recife, o evento chega a Caruaru, no mês de julho, com a oferta de palestras, minicursos, desafios e uma extensa programação, com chefs renomados do setor.
Para se ter uma ideia do avanço do seguimento de confeitaria no Brasil, a produção de insumos como o chocolate tradicional cresce 10% por ano, ao passo que a média no mercado de gourmets gira em torno de 20%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Um grande diferencial do setor, para atingir esses números, é a oferta de produtos artesanais – que não são produzidos em larga escala. “São produtos com insumos de alta qualidade e técnicas de produção diferenciadas, que se destacam pelo sabor único, sendo por isso bastante procurados pelos clientes. É justamente por isso que o mercado se expande cada vez mais e abre espaço para novos confeiteiros que trazem o toque e descobertas individuais como diferenciais que chamam atenção e conquistam o público”, destaca Taciana França, CEO do Recife Cakes.
Para confirmar esta expansão, dados do relatório infográfico Confeitarias Gourmet – do Sebrae/SC, de 2021 – detalham que o Brasil tem mais de 233 mil empresas no ramo de padarias e confeitarias. Desse total, cerca de 90% são estabelecimentos formados por microempreendedores individuais e empresas de micro e pequeno porte. A perspectiva para o futuro é de que a próxima década seja ainda mais promissora para o setor, com a expansão das “padarias gourmets” e consequente ampliação da oferta dos serviços, como atesta a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). “O grande diferencial desses negócios é, com certeza, o uso de ingredientes nobres, de alta qualidade. Até porque o consumidor que busca esse tipo de produto está disposto a, inclusive, pagar mais caro, desde que tenha as expectativas atendidas. Por isso, o uso de produtos altamente selecionados e a apresentação faz toda a diferença”, frisa Taciana França.
O crescimento do setor será abordado pelos convidados do 5º Recife Cakes, em Caruaru. Nomes como os de Ana Amélia Cakes e da Chef Elidiane Magalhães, ambas de Caruaru, da Confeitaria do Oliveira (Recife), da Duas x Doce, (João Pessoa/PB), e do chef Patrick Santos (RJ) estão confirmados. O evento vai ser realizado no dia 16 de julho, das 10h às 19h, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Senac). A programação vai contar ainda com competição e exposição de bolos, degustações e stands de produtos, entre outras atrações. Os ingressos estão disponíveis no Instagram do evento (@recifecakes1_). O preço é de R$ 167,00. Mais informações sobre o “5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros” podem ser obtidas no site https://recifecakes.com ou pelo número de WhatsApp (81) 9 9664-8808.
Serviço: 5º Recife Cakes – Festival para Confeiteiros, em Caruaru
Data: 16 de julho
Horário: das 10h às 19h
Local: Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra – Senac
Endereço: Avenida Maria José Lyra, 140 – Indianópolis (ao lado do Caruaru Shopping)
Ingressos: R$ 167,00 no Instagram @recifecakes1_
Mais informações: https://recifecakes.com ou (81) 9 9664-8880 (WhatsApp)