De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo será às 22h35 no horário de Brasília
Membros da Associação Astronômica de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, registraram imagens impressionantes da “Superlua Azul” que pode ser vista em todo o país nesta quarta-feira (30). Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês.
A cidade de Arcoverde está na lista das dez cidades do país com melhor céu para observação, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. O município conta com projetos de astronomia e um mirante que recebe turistas e a população da cidade.
De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo vai diferir de acordo com o fuso horário: ele será às 22h35 no horário de Brasília. Ao g1, Marlon Tenório disse que “conseguiu registrar a lua em diversas tonalidades, devido a uma massa de poluição de ar seca que existe na cidade”.
Próximos eventos astronômicos
No segundo semestre deste ano ocorrerão dois eclipses e seis chuvas de meteoros. Veja abaixo as datas de cada um dos fenômenos.
Superluas e eclipses
14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país);
28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país).