Confira quais os principais eventos e fenômenos astronômicos de julho de 2023.
A noite desta segunda-feira (03) será o momento perfeito para observar a primeira superlua do ano, que durará cerca de três dias, de acordo com a Nasa.
A Superlua dos Cervos, ou também Lua do Trovão, é chamada dessa forma pelo fato do fenômeno astronômico acontecer no nascimento dos novos chifres dos cervos machos, que emergem no início do verão do Hemisfério Norte.
A Lua nascerá no momento que o dia escurecer, pouco antes das 18h. As primeiras horas são as melhores para observar a Lua, uma vez vez que devido à interação com a atmosfera, o satélite pode apresentar diferentes cores, desde amarelada a avermelhada.
De acordo com o Tilt UOL, a terça-feira (4) também será um bom dia para observar o fenômeno super iluminado.
Calendário astronômico de julho
Além da Superlua que marca este mês, há também grandes fenômenos e lançamentos de missões espaciais que tornam julho interessante aos observadores. Confira o calendário astronômico de julho:
4 de julho – lançamento do Syracuse B e Heinrich Hertz
Os satélites de comunicações Syracuse B e Heinrich Hertz estarão a bordo do foguete Ariane 5 ECA de ELA-3, da Guiana Francesa. De acordo com o Space Today, o lançamento acontecerá entre 18:30h e 20:05h.
7 de julho – Missão USSF 52
O foguete da SpaceX, o Falcon Heavy, lançará a missão USSF 52 para a Força Espacial dos Estados Unidos, na Flórida.
11 de julho – Conjunção Lua-Júpiter
A partir das 2h, será possível observar Júpiter próximo da Lua.
14 de julho – Missão Starling da NASA
A Nasa lançará a missão Starling, com quatro cubesats, ou seja, satélites padronizados em formado cúbico projetados para demonstrar tecnologias para futuros satélites.
O foguete Rocket Lab Electron, que será responsável pelo transporte dos saltélites, também transportará o satélite de demonstração LEO 3 da Telesat e dois satélites 3U para a Spire Global, segundo o Space Today.
Foguete Rocket Lab Electron. – Rocket Labs.
O lançamento ocorrerá na Nova Zelândia, a partir das 17:23h.
20 de julho – Conjunção Lua-Vênus-Marte
A conjunção que proporcionará a visão da Lua, Vênus e Marte acontecerá entre 18h e 20h.
30 e 31 de julho – Chuva de meteoros
A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul ganha destaque no céu de julho.
O Delta Aquáridas fica ativa entre 12 de julho e 23 de agosto, mas alcança seu pico no dia 30, quando mais de 20 rastros luminosos de meteoros serão vistos por hora.