Cerca de 2.800 doses de vacina contra a Covid-19, destinadas ao município São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, passarão por análise pela 4ª Gerência Regional de Saúde, em Caruaru. De acordo com a Prefeitura de São Bento do Una, houve uma oscilação de temperatura na Câmara de conservação onde as vacinas estavam armazenadas.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu nesta segunda (5), o relatório do município de São Bento do Una, sobre problema na câmara fria que armazena os imunobiológicos da cidade. Com a extorsão da temperatura no local, houve uma possível perda de 2.805 doses do imunizante contra a Covid-19, além de 410 vacinas para outras doenças. A nota diz ainda que a SES-PE já informou o caso ao Ministério da Saúde (MS) e está passando todas as informações para avaliação do caso e análise dos imunizantes.
A Secretaria Estadual de Saúde reforçou a importância dos gestores municipais fazerem o monitoramento permanente, inclusive aos finais de semana e feriados, das câmaras frias, que devem funcionar dentro dos parâmetros exigidos para conservação das vacinas. Além disso, é indispensável o controle dos estoques das doses contra o novo coronavírus e planejamento para que o insumo beneficie os grupos prioritários logo que seja entregue às secretarias municipais.
Por precaução, a Secretaria de Saúde do município decidiu suspender a vacinação até que o resultado da análise seja divulgado. As doses são das vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
G1 Caruaru