Conhecida popularmente como prisão de ventre (a constipação intestinal), incomoda diariamente quem sofre com o problema. Para os pacientes a doença pode significar sensação de evacuação incompleta, dificuldade em espelir as fezes (duras ou ressecadas), distensão abdominal ou mesmo gosto amargo na boca.
A causa mais comum é a baixa ingestão de fibras (frutas, verduras e cereais) na dieta. Em adultos, a constipação pode está associada também a algumas comorbidades (doenças neurológicas, psiquiátricas, proctológicas, endócrinas e metabólicas) e ao uso de muitos medicamentos com propriedades anticolinérgicas.
A inatividade física, educação limitada, baixo nível econômico e sintomas de depressão são outros fatores considerados de risco para constipação.
Prevenção
De acordo com o gastroenterologista Carlos Bouçanova, algumas mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença, tais como: alimentar-se em horários regulares e mastigar bem os alimentos, preferi refeições variadas, ricas em frutas, verduras e cereais, ao menos cinco vezes ao dia, reduzir a quantidade de gordura na alimentação e evitar bebidas alcoólicas, chocolate e alimentos que formam muito gases, como brócolis, cebola, couve flor e feijão, explica o gastroenterologista.
O consumo de pelo menos 2 litros de líquido por dia e a pratica de exercícios físicos, aproximadamente 40 minutos também pode colaborar bastante, enfatiza Carlos Bouçanova.
Se você sentir qualquer sintoma que possa ser característico da constipação, não perca tempo, procure um gastroenterologista e cuide-se! Maiores dúvidas entre em contato: Endogastro fica localizada no Empresarial Difusora em Caruaru. Telefone 081 3719-4330