Washington Cadete – OAB/PE 9092 – advogado militante há 40 anos, exercendo diariamente a advocacia, e, diante da proximidade das eleições para os cargos nas Subseccionais e na Seccional Estadual, assisto a chapa da continuidade, encabeçada pela Dra. Ingrid Zanella, atual vice Presidente da Seccional Estadual, intitulada de “Renovação com experiência”, os mesmos de antes se auto afirmarem como renovação. Impressiona este grupo que pretende sua continuidade na administração da OAB/PE, se intitular de renovação.
A advocacia passa por momentos e dias difíceis, todas as advogadas e advogados conhecem que os profissionais da área do direito não tem acesso aos servidores das Diretorias Regionais, criadas recentemente, pelo Poder Judiciário Estadual, tudo passa pela intermediação dos servidores das comarcas, sem contato direto, por contatos de whatsapp, despachos comuns e principalmente aqueles urgentes aguardam nas mesas das Diretorias Regionais, alvarás antes mais urgentes, esperam por meses, mesmo aqueles de natureza alimentar, a exemplo de honorários.
Comenta-se a existência de listas sequenciais e cronológicas para despachos, lista crítica de processos atrasados pendentes, lista de processos conclusos para sentenças, tudo a revelia do conhecimento das advogadas e advogados.
O advogado cai no descrédito diante de seus clientes, a advocacia clama por interferência da OAB de forma incisiva, contundente e eficaz que permanece no silêncio, se resumindo a uma reclamação por PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATICO no Conselho Nacional de Justiça, depois de prazos firmados com o Judiciário para solução e não cumpridos, tudo aos olhos da atual Diretoria da OAB/PE.
Em resposta ao CNJ o TJ/PE respondeu que a iniciativa se deu pelo fato da OAB/PE se encontrar em pleno período eleitoral para a eleição de seus dirigentes e que, a Instituição teve amplo conhecimento de todas as fases para a implantação da Central Judiciária de processamento Remoto, com exposições e encontros anteriores para apresentação de todo o sistema.
Renovação é mudança, nos advogados seremos culpados pela continuidade desta situação em elegendo a suposta “Renovação Experiente”, necessitamos de uma verdadeira renovação, assim é o momento de experimentar, verdadeiramente, por uma tentativa de mudanças nos rumos da OAB/Estadual, votando na oposição a chapa encabeçada pelo Dr. ALMIR REIS e a Dra. FERNANDA RESENDE, criando esperanças para a categoria em mudanças, votando naqueles que acompanham a oposição para igualmente renovar as Subseccionais, acompanhando ALMIR REIS E FERNANDA RESENDE.
Somos, nós advogados, todos responsáveis por esta situação à medida que não pressionamos nossa Instituição de classe para agir com medidas mais eficazes, e, principalmente se conferirmos a continuidade daqueles que dirigem a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco.
Estarei fazendo a minha parte, voto nas verdadeiras renovações, voto na oposição para a Subseccional e para a Seccional Estadual.
Um abraço a todas e todos.
WASHINGTON CADETE